Educação Especial: A Ludoteca no Desenvolvimento Infantil
Investimento R$ 389.00
Duração e Periodo 12 meses
*Valor da mensalidade com desconto de pontualidade válido somente para pagamento até o dia 15 de cada mês.
A oferta da pós-graduação levou em consideração a carência do curso nem alguns estados, com o objetivo de suprir os campos de trabalho com profissionais altamente qualificados.
As transformações que ocorrem no mundo em função da globalização, do avanço da tecnologia, que exigem pessoas capacitadas e especializadas para atender à diversificação e complexidade do mercado de trabalho, portanto o amadorismo em qualquer profissão não tem mais espaço no mercado de trabalho, principalmente na área da saúde onde vidas humanas estão em risco.
Outro argumento para o oferecimento do curso de especialização na área educacional refere-se a necessidade de profissionais qualificados para atuar na Educação Especial de forma a contribuir para com o desenvolvimento integral das crianças, com recursos das atividade lúdicas, independente de suas patologias, respeitando suas vocações e necessidades da região, garantindo e oportunizando ao profissional melhores chances de trabalho, por meio de uma qualificação especializada.
Nessa perspectiva, o curso emerge de uma carência de profissionais especializados para atuarem com pessoas / crianças que possuem alguma deficiência, mas que podem, perfeitamente se desenvolverem de forma integral, conforme as suas particularidades, com a colaboração e orientação de um profissional capacitado que possa promover esse desenvolvimento infantil no espaço dinâmico e lúdico, que é a Ludoteca.
- Promover ensino de qualidade que possibilite ao profissional o compromisso com o desenvolvimento educacional especializado da criança, mediante uma atuação consciente e responsável;
- Conhecer os tipos de ludotecas e brinquedos para aplicabilidade em suas atividades profissionais de acordo com a especificidade de cada atendimento individualizado;
- Possibilitar a formação de um profissional que atue em Ludotecas de forma que possa promover situações educativas especializadas para propiciar o desenvolvimento integral da criança;
- Promover a gestão do trabalho pedagógico em contextos educacionais formais e não-formais, por meio de ações coletivas que objetivam o desenvolvimento da autonomia na tomada de decisões e na busca de soluções às necessidades sociais e educacionais contemporâneas;
- Atender a demanda do setor do estado e da região formando profissionais compromissados com a formação integral, proporcionando o atendimento educacional especializado;
- Proporcionar o desenvolvimento de experiências teórico-práticas que despertem o interesse do profissional no aprimoramento de novas atividades lúdico educativas, para contribuir como desenvolvimento infantil especializado;
- Promover ações e atividades lúdicas e dinâmicas que permitam desenvolver a habilidade do profissional em gestão educacional, no trabalho em equipe, na comunicação, nas tomadas de decisões e na liderança;
- Desenvolver o espirito crítico quanto às técnicas de promoção, organização e execução de atividades, brinquedos e brincadeiras que favoreçam o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos;
- Integrar os estágios na dinâmica da formação do profissional que atuará no desenvolvimento infantil especializado da criança por meio da Ludoteca, na totalidade do curso, buscando articular o eixo do ensino, pesquisa e extensão.
Pedagogos, Psicólogos, Educadores Físicos, Profissionais diversos formados na área da licenciatura ou mesmo que trabalham na área da saúde, como Enfermagem, dentre outros.
Disciplina: O brincar no contexto da educação inclusiva
Professor: Hani Zehdi Amine Awad
Currículo: Doutorando em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (início 2018), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2002), Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1997). Atualmente é docente do curso de graduação e pós-graduação dos cursos de Educação Física e Pedagogia do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz, escritor, palestrante e conferencista há mais de 20 anos. Ao abordar temas educacionais, lúdicos, recreativos, motivacionais e de desenvolvimento humano, já teve suas palestras e cursos assistidos por mais de 500 mil pessoas em 26 Estados brasileiros em congressos, seminários, encontros institucionais, universidades, Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, escolas, hotéis de lazer e empresas. Já foi agraciado por sete vezes com o Prêmio TOP FIEP Brasil pela Fédération Internationale d'Education Physique (2005, 2010, 2016 e 2018) categoria destaque profissional/professor e em 2004, 2015 e 2017 categoria obra/livro.

Disciplina: Educação especial na Primeira Infância
Professor: Giovani Ferreira Bezerra
Currículo: Doutor em Educação (2017) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), área de concentração em História, Políticas e Gestão da Educação. Mestre em Educação (2012), área de concentração em Educação, Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade universitária de Paranaíba. Especialista em Gestão Escolar e Projetos Educacionais pelas Faculdades Integradas de Paranaíba (FIPAR). Graduado em Pedagogia (2010) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade universitária de Paranaíba. Desenvolve estudos e pesquisas sobre inclusão escolar de pessoas com deficiência, práticas pedagógicas em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, história e memória da Educação Especial. Atualmente, é Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Disciplina: Diversidades de ludotecas e brinquedos
Professor: Fanny Silva Valdez
Currículo: Graduada em pedagogia pela Universidade da Grande Dourados - UNIGRAN (2013), tem pós-graduação lato sensu em Educação Especial: Atendimento Educacional Especializado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2016). Mestra em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2017). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, com turmas de educação infantil à séries iniciais do ensino fundamental prestando serviço nos últimos anos para a Prefeitura Municipal de Rio Brilhante e Escola SESI de Dourados. Atuou em cargo efetivo para a prefeitura Municipal de Dourados/SEMED. Atualmente é Professora contratada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Aquidauana) atuando na área da Educação Especial, sendo Tutora do AEE. É Supervisora do Curso de Aperfeiçoamento em Educação em Ambiente Hospitalar e Domiciliar (UFMS).

Disciplina: Aspectos neurológicos dos processos de aprendizagem
Professor: Adriana Rita Sordi
Currículo: Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN (2003), Especialização em Psicopedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN (2003), Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2006) e Doutorado em Psicologia também pela UCDB (2018). Foi bolsista Capes, na modalidade bolsa sanduíche, edital 019/2016, convenio firmado entre a Universidade Católica Bom Bosco - UCDB, Campo Grande- MS/BR e Universidade Autônoma do México - UNAM, Cidade do México - DF/MX. Foi docente do Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN de 2004 à 2011, trabalhou no Núcleo de Psicologia da instituição de 2004 à 2008, sendo coordenadora de 2006 à 2008. É professora da instituição na modalidade à distância, desde 2006, nos cursos de Pedagogia, Letras e Matemática. É docente da UNIGRAN Capital desde 2012, no curso de Psicologia. Trabalha principalmente nas áreas de Educação e Desenvolvimento. Participa do GT de Técnicas Projetivas da ANPEPP, estando envolvida em projetos de pesquisa e extensão. É membro da comissão de Orientação e Fiscalização - COF do Conselho Regional de Psicologia.

Disciplina: Atendimento educacional especializado
Professor: Edilson Rebelo dos Santos
Currículo:

Disciplina: Recreação e psicomotricidade
Professor: Elizabete Velter Borges (OK)
Currículo: Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN (2005). Especialização em Metodologia do Ensino Superior na UNIGRAN (2007). Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2008). Especialização em Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2012). Mestrado em Educação no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu na UFGD em Dourados, na linha de História da Educação, Memória e Sociedade (2014). Atuou como secretaria da Pró-reitoria de Ensino e Extensão do Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN (2005-2010) e assessora da coordenação nos cursos de Pedagogia e Letras EAD (2011-2012). Professora da disciplina de Introdução a Pedagogia; Princípios e Métodos do cuidar e educar (crianças até 3 anos); Estágio Supervisionado em Educação Infantil I e II do Curso de Pedagogia presencial da UNIGRAN. Professora da disciplina de Abordagens Didática em Educação de Jovens e Adultos e Didática I no Curso de Pedagogia da UNIGRANET. Atua na coordenação do Curso de Pedagogia presencial - UNIGRAN. E é professora na modalidade Educação Infantil efetiva pela Prefeitura Municipal de Dourados.

Disciplina: Recreação e jogos cognitivos
Professor: Lucia Eugenia Pittas Martini
Currículo: Graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas de Santo Ângelo (1978). Especialização em Administração Escolar e Metodologia do Ensino Superior. Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco: Campo Grande/MS (1998). Atualmente é professora do Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN, no Curso de Pedagogia e na Pós-graduação. Organizou em 1996 e coordena a brinquedoteca da instituição. Desenvolve projetos e oficinas que envolvem o brincar na comunidade e a construção de brinquedos com sucatas. Membro do Conselho Municipal de Educação de Dourados - COMED - de julho de 2000 até abril de 2009. Tem vasta experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, formação de professores e brinquedoteca. Pesquisa os seguintes temas: ludicidade, educação infantil e formação de professores.

Disciplina: Produção Científica / TCC
Professor: Clovis Irala
Currículo: Mestre em Educação 2014 - Faculdade de Educação da UFGD-Universidade Federal da Grande Dourados. Linha de pesquisa: História da Educação, Memória e Sociedade. Bolsista CAPES. Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2004). Professor efetivo 20 horas(Educação Infantil) Rede Municipal de Educação de Dourados-MS. Membro do grupo de pesquisa na UFGD/FCH-Faculdade de Ciências Humanas. GEPEHED-Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino, História e Educação. É professor das disciplinas de Filosofia da Educação, Fundamentos da Educação Infantil e Trabalho de Conclusão de Curso no Curso de Pedagogia presencial UNIGRAN. Coordenador PIBID/UNIGRAN-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

*Alguns professores convidados poderão ser substituídos devido ao calendário/disponibilidade de cada um.
Quinzenal
Sexta-Feira (Noite)
Sábado (Manhã e Tarde)
Disciplina Horas
Aspectos neurológicos dos processos de aprendizagem 45
Atendimento educacional especializado 45
Diversidades de ludotecas e brinquedos 45
Educação especial na Primeira Infância 45
Metodologia da Pesquisa / TCC 45
O brincar no contexto da educação inclusiva 45
Recreação e jogos cognitivos 45
Recreação e psicomotricidade 45
Fale com a coordenação

Coordenador(a)

Elizabete Velter Borges

(67) 3411-4152

(67) 3411-4114

denis@unigran.br

Horário de atendimento

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran