Engenharia de Segurança do Trabalho
Investimento R$ 519.00
Duração e Periodo 18 meses
*Valor da mensalidade com desconto de pontualidade válido somente para pagamento até o dia 15 de cada mês.
O pré –requisito para matrícula no curso é ser engenheiro de qualquer especialidade ou arquiteto, com respectivo registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) do seu Estado.
- Formar profissionais legalmente habilitados para o exercício da profissão de Engenheiro de Segurança do Trabalho, conforme preceitua a Lei Federal no 7.410 de 27 de novembro de 1985, que foi regulamentada pelo Decreto Federal no 92.530 de 9 de abril de 1986, com o respectivo registro profissional no CREA conforme determina a Resolução no 359/91, com anotação em sua carteira profissional de Engenheiro, a extensão de suas atribuições profissionais e a Resolução no 437/99 onde é disciplinado os procedimentos para as respectivas Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), visando atender a demanda de profissionais qualificados para promover a melhoria contínua dos ambientes e locais de trabalho.
- Capacitar engenheiros e arquitetos no desenvolvimento de ações gestoras de prevenção e controle de riscos ambientais nas diversas atividades laborais, visando à eliminação ou minimização dos riscos que levam a ocorrências de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, conforme os pressupostos legais da legislação trabalhista, previdenciária, cível e ambiental.
- Formar profissionais para atuar no campo da engenharia de segurança do trabalho, em prol da promoção, prevenção e preservação da integridade física e mental dos trabalhadores e do meio ambiente.
- Contribuir para o aumento do desempenho adequado das relações Capital-Trabalho-Comunidade;
- Capacitar profissionais quanto a gestão de segurança e saúde no trabalho e meio ambiente;
A Engenharia de Segurança do Trabalho tem se tornando uma das principais preocupações da sociedade moderna, aliado aos aspectos ambientais. As empresas, quando enquadradas no Art. 162 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), devem ter em seus quadros, profissionais de engenharia, arquitetura, geologia ou agronomia, especializados em engenharia de segurança e higiene do trabalho visando prevenir acidentes para melhoria das condições sociais, qualidade de gestão e redução de custos.
Mato Grosso do Sul é um estado estratégico, que vem contribuindo para o desenvolvimento nacional quer por sua posição geográfica, quer por suas potencialidades (agropecuária/agronegócios e turismo). Entretanto, as grandes distâncias tem dificultado o deslocamento de profissionais da região da Grande Dourados no intuito de obter maior qualificação profissional.
A oferta do curso de pós-graduação em Engenharia em Segurança do Trabalho se deve aos anseios de profissionais da área da engenharia, arquitetura e agronomia da região da Grande Dourados que pretendem ampliar seus conhecimentos assim como obterem a atribuição profissional.
Professora: Luciana Macedo Silva
Currículo: Engenheira Eletricista, pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestora Ambiental, sócia proprietária da AMBIENTEC no estado de Mato Grosso do Sul nas unidades de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, professora especialista nos cursos de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (Unigran e Uniderp), palestrante de temas ligados a área de segurança, saúde ocupacional e meio ambiente, perita assistente em processos trabalhistas envolvendo insalubridade e periculosidade, Conselheira do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul, atual Coordenadora da Câmara Nacional Especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho e auditora do SGI - Sistema de Gestão Integrado (ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001), Analista de Perfil Comportamental e Coach Integral Sistêmico.

Professor: Clezio Lindomar Vidal
Currículo: Coordenação de SSTMA, em obras de grande porte (Odebrecht, Toshiba, Ambev, GM), Hidrelétricas, Linha de transmissão, Rodovias). Formação Engenharia Ambiental, Elétrica, Pós-Graduação. Segurança do Trabalho, MBA gerenciamento de projetos. Esp. Gestor de SGI.

Professor: Leticia Silva
Currículo: Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2008). Pós Graduada em Educação Especial (2009). Pós Graduada em Psicologia Organizacional (2013). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional. Atualmente está concluindo a Pós Graduação em Metodologia do Ensino Superior. Mestre em Psicologia pela UCDB de Campo Grande - MS. Atua como Supervisora de Estágio e Professora de Psicologia do Centro Universitário da Grande Dourados.

Professor: Nelison Ferreira Corrêa
Currículo: Engenheiro Ambiental pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (com período sanduíche em Eindhoven University of Technology (TU/e, Eindhoven - Holanda), Mestre em Recursos Naturais pela mesma universidade, com ênfase na área de geoprocessamento utilizando de SIGs livres e gratuitos (2018) e Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNIGRAN Dourados (2018). Além disso, é consultor ambiental e de segurança do trabalho, atuando na área de projetos ambientais, licenciamento ambiental, projetos de água/drenagem/esgoto e Engenharia de Segurança do Trabalho e Professor Convocado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul nos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Física e integrante do Laboratório de Saneamento e Geotecnologias (LASANGE/UEMS) abrangendo estudos na área de hidráulica e saneamento ambiental.

Professor: Saulo França Brum
Currículo: Administrador devidamente registrado no CRA-MS, possui Mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial, especialização em Gestão Financeira, Orçamentária e Auditoria e graduação em Administração de Empresas. Já atuou como como Oficial do Exército Brasileiro e como Coordenador de Recursos Humanos da Taurus distribuidora de Petróleo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Educação, Administração Pública, Gestão de Materiais, rotinas de contabilidade comercial e cargos de Liderança. Atualmente, é Coordenador dos cursos de Administração EAD/Semipresencial e Tecnólogo em Gestão Comercial EAD/Semipresencial da UNIGRAN e Avaliador do Banco de Avaliadores (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) INEP/ MEC. Como docente, atua nos cursos de Pós-graduação MBA executivo em Administração com ênfase em Recursos Humanos e MBA Contabilidade Gerencial e Controladoria e Gestão Educacional. No bacharelado, atua nos cursos Administração de Empresas, Comunicação Social e Publicidade & Marketing nas disciplinas de Estágio Supervisionado, Gestão de Empresas Jornalísticas, Gestão de Empresas Publicitárias, Empreendedorismo e orientador do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e na modalidade à distância, compõe o quadro de docentes do curso de Administração na modalidade de Ensino a distância, onde atualmente leciona as disciplinas de Administração de Materiais, Planejamento Estratégico, Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso, nos cursos de Tecnologia em Negócios Imobiliários na disciplina de Gestão Estratégica de Custos, Tecnologia em Produção Publicitária na disciplina Planejamento Estratégico,Tecnólogo em Logística na disciplina Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos na disciplina Gestão de Pessoas.

Professor: Simone De Sousa Elias Nihues
Currículo Romilda: Possui graduação pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2004). É mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal da GRande Dourados (2014). Atualmente é Coordenadora do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário da Grande Dourados. E docente do curso de fisioterapia na mesma instituição.

Professor: Danielle Cristine Pedruzzi
Currículo: Engenheira Ambiental, formada pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em 2014, com mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), concluído em março de 2017. Dentre as áreas de atuação já participou dos grupos de estudo em Cana-de-açúcar (GECA-MS), Qualidade do Ar e Ótica Aplicada (GOA). Atualmente exerce a função de docente no Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), onde coordena o grupo de estudos em Uso de Materiais Alternativos na Construção Civil (GEMAC), no curso de Engenharia Civil, na cidade de Dourados-MS.

Professor: Marcos Antonio Borges
Currículo: Currículo (Formação Acadêmica): Letras, formado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em 2008; Arquitetura e Urbanismo, formado pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) 2011; Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (UNIGRAN) conclusão em Julho de 2016. Cursando Especialização em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico, pela Faculdade Única - Instituto Pró Minas.
Ingresso no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul em 09/03/1998 – Curso de Formação de Soldado, conclusão 31/07/1998; Curso de Formação de Cabos, conclusão 18/06/2003; Curso de Formação de Sargentos, conclusão 28/02/2006; Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, conclusão 10/02/2012; Cursos de Resgate e Emergência Pré-hospitalar (2000); Curso de Progressão e Auto Resgate Vertical com maca (2006); Curso de Habilitação de Vistoriante (2012); Curso de Instalações hidráulicas de combate a incêndios nas edificações (2013); Curso de proteção contra incêndios no projeto de edificações.

Disciplina: Perícia e Laudo na Área à Engenharia de Segurança do Trabalho
Professor: Luiz Henrique Moreira de Carvalho
Currículo: Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Oeste Paulista (1986), Mestrado em Engenharia Mecânica na área de materiais para Engenharia, pela Unitau. Professor contratado da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul de 2000 á 2007, nos curso de Matemática e Química e a partir de 2011 nos cursos de Engenharia Física e Engenharia Ambiental, ministra aulas nas disciplinas de Cálculo diferencial integral, Algebra Linear, Geometria, Cálculo numérico, hidrogeologia, topografia, desenho técnico, professor titular da Faculdade de Engenharia Tecnológica de Ponta Porã de 2002 á 2011 nas disciplinas de Cálculo diferencial Integral, Segurança no trabalho, resistência dos materiais, Fundações, Concreto armado, Pontes, Hidrologia, Saneamento básico, Gerente de Área das Exatas, Coordenador e professor no curso de Engenharia Civil da UNIGRAN-DOURADOS-MS de 2011 até o momento. Professor na Pós Graduação no Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho. Engenheiro calculista de estruturas de concreto e aço, fundações. Responsável Técnico - Águia Construtora Ltda, foi professor titular do Centro Educacional Luís Quareli, nas disciplinas de Matemática e física durante treze anosl. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Cálculo de Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança no trabalho, resistência dos materiais, desenho técnico de estruturas, aço, estruturas de concreto armado, execução de obras de médio e grande porte, obras Públicas, materiais de construção. Projeto e execução de obras de Arte, sistemas de armazenagem, pavimentação e drenagem.

Professor: Fabio Henrique Cardoso Leite
Currículo: Possui graduação em Filosofia - Faculdades Salesianas de Lorena (1996) tem especialização em Metodologia do Ensino Superior - UNIGRAN (2001) e mestrado em Historia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Atualmente é professor titular do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Plena, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ética e bioética, sociologia e metodologia científica. Autor de cinco (2007, 2008, 2009, 2 livros em 2011 e 2015) livros de Metodologia Científica. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos. Coordenador dos Cursos: Formação Pedagógica para Portadores de Ensino Superior, Segunda Licenciatura em Pedagogia e Filosofia.

*Alguns professores convidados poderão ser substituídos devido ao calendário/disponibilidade de cada um.
Quinzenal
Sexta-feira (Noite)
Sábado (Manhã e Tarde)
Disciplina Horas
Administração Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho 30
Ergonomia 30
Gerencia de Risco 45
Higiene do Trabalho 140
Introdução à Engenharia de segurança do Trabalho 30
Legislação e Normas e Técnicas 30
Metodologia da Pesquisa / TCC 75
O Ambiente e as Doenças do Trabalho 50
Pericias e Laudos na Área à Engenharia de Segurança do Trabalho 50
Prevenção e Controle de Risco em Máquinas, Equipamentos e Instalações 80
Proteção e Controle de Incêndio e Explosões 60
Proteção e Meio Ambiente 30
Psicologia Aplicada a Engenharia de Segurança 30
Fale com a coordenação

Coordenador(a)

Luiz Henrique Moreira de Carvalho

(67)3411-4152

(67) 3411-4114

denis@unigran.br

Horário de atendimento

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran