Psicopatologia e Psicanálise na Clínica Contemporânea
Investimento R$ 408.00
Duração e Periodo 12 meses
*Valor da mensalidade com desconto de pontualidade válido somente para pagamento até o dia 15 de cada mês.
• Portar-se profissionalmente com segurança diante do contexto atual de demandas para saúde mental diante dos impactos de pandemia;
• Compreender o sujeito a partir da visão psicanalítica sobre o paciente e as psicopatologias;
• Elaborar repertório teórico sobre Psicopatologias enquanto conceito amplo da saúde mental e as classificações mais típicas;
• Identificar as psicopatologias a partir da semiologia psiquiátrica;
• Conhecer as diferentes nuances da manifestação de psicopatologias típicas por meio de estudos de casos clínicos;
• Atender pacientes em transtornos, bem como familiares e amigos afetados pelo sofrimento psíquico;
• Atuar no reconhecimento precoce, tratamento e intervenções de problemas psicopatológicos na criança, adolescente, adulto e idoso.
• Desenvolver e aprimorar o raciocínio clínico nas avaliações psicológicas bem como nas diretrizes dos encaminhamentos necessários.
• Atuar com habilidade por meio das tecnologias de informação e comunicação (TICs) – atendimento online – de acordo com as Resoluções do Conselho Federal de Psicologia (CFP);
A especialização é dirigida prioritariamente a psicólogos e psicólogas, porém, acolhe demais profissionais que atuam no atendimento de pessoas em sofrimento psíquico como médicos psiquiatras, psicanalistas, assistentes sociais, advogados e bacharéis de direito, enfermeiros, seja no âmbito individual ou das políticas públicas.
A saúde mental é o grande campo da especialização (Lato Sensu) em Psicopatologia e Psicanálise na Clínica Contemporânea que atualiza os desafios e as oportunidades para o (a) profissional de Psicologia e áreas correlatas diante de projeções alarmantes do aumento quantitativo e qualitativo de diagnósticos de transtornos mentais, os impactos ainda não calculados da pandemia do COVID-19 e a crescente demanda por atendimento psicológico ajustado às diferentes necessidades e contextos, incluindo o atendimento online.
O curso fundamente-se na teoria da Psicanálise e no método psicanalítico para o estudo dos fenômenos psicopatológicos, preparando os profissionais para o atendimento, o diagnóstico e a intervenção a fim de atuar na diminuição do sofrimento psíquico do sujeito e promover saúde mental e bem-estar subjetivo. As disciplinas e os conteúdos estão estruturados em três eixos: I) Psicanálise, Personalidade e Desenvolvimento Humano; II) Psiquiatria, Psicofarmacologia e Transtornos Mentais; III) Estudos de Casos na Clínica Contemporânea.
Quinzenal
Sexta-feira (Noite)
Sábado (Manhã e Tarde)
Adriana Rita Sordi
Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN (2003), Especialização em Psicopedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN (2003), Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2006) e Doutorado em Psicologia também pela UCDB (2018). Foi bolsista Capes, na modalidade bolsa sanduíche, edital 019/2016, convenio firmado entre a Universidade Católica Bom Bosco - UCDB, Campo Grande- MS/BR e Universidade Autônoma do México - UNAM, Cidade do México - DF/MX. Foi docente do Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN de 2004 à 2011, trabalhou no Núcleo de Psicologia da instituição de 2004 à 2008, sendo coordenadora de 2007 à 2008. É professora da instituição na modalidade à distância, desde 2006, nos cursos de Pedagogia, Letras, Biologia e Matemática. É docente do Centro Universitário da UNIGRAN Capital desde 2012, no curso de Psicologia. Trabalha principalmente nas áreas de Educação e Desenvolvimento. Participou do GT de Técnicas Projetivas da ANPEPP, estando envolvida em projetos de pesquisa e extensão. Foi membro da comissão de Orientação e Fiscalização - COF do Conselho Regional de Psicologia, ano de 2018/2019. Atua também na Clinica particular
CV: http://lattes.cnpq.br/4839959916856237

Aline Sanches
Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR). Psicóloga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Assis-SP. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Filosofia pela UFSCAR e em Psicanálise e Psicopatologia pela Université Denis Diderot - Paris 7 (co-tutela com a École Doctorale Recherches en Psychanalyse). Atua como docente no ensino superior desde 2008, com ênfase nas seguintes áreas: epistemologia e história da psicologia e da psicanálise, teorias e sistemas em psicologia, psicologia do desenvolvimento, técnicas psicoterápicas, filosofia contemporânea e história das ciências. Dedica-se à pesquisa dos seguintes temas : clínica psicanalítica, filosofia de Gilles Deleuze, "O Anti-Édipo", filosofia da psicanálise, metapsicologia, epistemologia e história da psicologia
CV: http://lattes.cnpq.br/0570819174001324


Andréa Carla Deuner Brunetto
Psicóloga (FUCMAT/1988), Especialista Psicodiagnóstico de Rorschach pela Sociedade de Rorschach de São Paulo (1992), Mestre em Educação (UFMS) e Psicanalista. É membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – EPFC, fundadora do Ágora Instituto Lacaniano de Campo Grande – MS, autora dos livros Sobre amores e exílios: na fronteira da psicanálise com a literatura (Escuta, 2013) e Psicanálise e educação: sobre Hefesto, Édipo e outros desamparados dos dias de hoje (UFMS, 2008).
CV: http://lattes.cnpq.br/2839304494862372

Elaine Cristina da Fonseca Costa Pettengill
Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2010);Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia do Trânsito pela Faculdade do Vale do Itajaí Mirim (2009);Pós-Graduação Lato Sensu em Teoria e Técnica Psicanalítica pela Universidade Católica Dom Bosco (2004) e Bacharelado e Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1998); Atualmente, é perita-examinadora do trânsito credenciada para Avaliação Psicológica no DETRAN-MS pela empresa LÚMEN - Psicólogos Associados; é docente no Centro Universitário Unigran Capital (Unigran Educacional) no curso de Psicologia (Disciplinas: Psicologia do Desenvolvimento II; Psicopatologia I e II; Pesquisadora no grupo de pesquisa de Saúde Mental, Sono e Qualidade de vida, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)
CV: http://lattes.cnpq.br/3401477671373300

Giovana Kreuz
Possui graduação em Direito pela Faculdade de Ciênicas Sociais Aplicadas de Cascavel - UNIVEL (2006) e graduação em Psicologia pela Universidade Católica do Paraná PUC-PR (1999). Especialização em "Psicanálise com crianças" pela UTP-PR. Formação em Tanatologia, ministrou as aulas de Cuidados paliativos e luto infantil nos cursos de tanatologia da UNIBAN e FAMIPAR. Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ com a dissertação: "A Percepção dos pais de crianças e adolescentes com câncer sobre a doença e a morte" (2009). Docente da PUC-PR (Campus Toledo) em 2008, Docente da União Pan-Americana de Ensino (2004-2008), Docente do curso de pós graduação em Ciências da Familia - UNIPAN (2006-2008) e Enfermagem Oncológica - São Camilo (2009). Docente de psicologia na UNINGA (2012) e UEM (2012-2013 - Universidade Estadual de Maringá). Psicóloga do Hospital do Câncer UOPECCAN (2001/2011) Especialização em Psicologia Hospitalar (provas e títulos do CFP). Doutora em Psicologia Clínica na PUC-SP, sob orientação da Prof Dra Maria Helena Pereira Franco.
CV: http://lattes.cnpq.br/4829032098768031

Hilda Morana
Possui graduação em Medicina pela Universidade São Francisco (1979), mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (1984) e doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (2004). Consultorio particular e medica perita do Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria Forense, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos da personalidade, Rorschach, pericia, psiquiatria forense e é a Fundadora do Ambulatório de Transtornos da Personalidade do Ipq-HC FMUSP.Psiquiatra do CAISM da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
CV: http://lattes.cnpq.br/1350124307669629

Laira Carneiro Paes de Barros
Graduação em Medicina pela UFMS (2012), Residência em Psiquiatria pelo Instituto Bairral, Especialização em Filosofia pela PUCRS. Atua profissionalmente como Psiquiatra da CASSEMS, CAPS e consultório particular.
CV: http://lattes.cnpq.br/7676514079254661

Renato Martins de Lima
Mestre em Psicologia pela UFMS, Especialista em Psicologia Positiva pela PUCRS (MBA). Possuo dupla graduação, em Jornalismo pela Uniderp com extensão em Quality Communication pela Universitád Autònoma de Barcelona (UAB) em convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); e em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com extensão em Mestrado Integrado na Universidade do Porto (Portugal). Possuo certificado em Ciência do Bem-Estar pela Universidade de YALE. Atuei como professor externo Psicologia e Educação na UFMS e como Pesquisador no Grupo de Pesquisa Gênero e Psicologia da UFMS (CNPq).
CV: http://lattes.cnpq.br/9908872360427881

Tiago Ravanello
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), tendo parte de seu doutorado sido realizada como bolsista do Centre de Sciences du Langage da Université de Paris - X - Nanterre pelo programa CAPES/PDEE, e Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, sob a supervisão do professor Livre-Docente Christian Ingo Lenz Dunker. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Faculdade de Ciências Humanas, atuando no curso de Graduação em Psicologia - Bacharelado - e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em História, Teorias e Sistemas em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, epistemologia, linguagem, semiótica e psicologia.
CV: http://lattes.cnpq.br/0304876568693427

Ticiana Araújo da Silva
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1995), mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (2007) e doutorado em Psicologia pela Universidade do Algarve- Portugal (2015). Docente e coordenadora do curso de psicologia no Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN. Atua principalmente no seguintes temas: psicanálise, imigração e clínica.
CV: http://lattes.cnpq.br/2379574013148772

*Alguns professores convidados poderão ser substituídos devido ao calendário/disponibilidade de cada um.
Disciplina Horas
Atendimento remoto (TICs), documentos e encaminhamentos 30
Diagnóstico em Psiquiatria - Semiologia psicopatológica 30
Estudo de casos clínicos – Ansiedade, Depressão e Suicídio 30
Estudo de casos clínicos – Dependência química 30
Estudos de casos clínicos - Adoecimento psíquico do e no trabalho 30
Estudos de casos clínicos – Gênero, Identidade sexual e sexualidade 30
O Analista - saúde mental e autocuidado 30
Orientação e Trabalho de Conclusão de Cursos TCC 30
Psicofármacos: tipos, classificação, mecanismos de ação e interação 30
Psicopatologia e Clínica no Desenvolvimento Humano 30
Psicopatologia: história e contemporaneidade 30
Sujeito e Personalidade em Psicanálise 30
Transtornos Mentais e do Comportamento (DSM-V) 30
Fale com a coordenação

Coordenador(a)

Dênis D´Amato De Déa

(67) 3411-4152

(67) 3411-4114

denis@unigran.br

Horário de atendimento

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran