Ergonomia
Investimento R$ 389.00
Duração e Periodo 18 meses
*Valor da mensalidade com desconto de pontualidade válido somente para pagamento até o dia 15 de cada mês.
O processo fundamental do ensino continuado é buscar da relação entre atitude científica com o caráter metódico do raciocínio e da descoberta, com a necessidade mercadológica do saber e da conquista do mercado de trabalho. Pode-se compreender, então, que os indivíduos, como a sociedade, querem fundamentar-se neste processo e nele viver. Mas a plena busca do saber nunca é adquirida, uma vez por todas é necessário procurá-lo sem cessar, como tal, segundo suas próprias vias, em todas as direções possíveis.
A inter relação entre os processos de ensino, pesquisa e extensão concebem o aprendizado, e a IES é a grande responsável pela viabilidade desta integrada ação, com grande participação no crescimento sócio-econômico da região e de seus alunos. Desta forma a contribuição que a IES dará dentro do progresso da ciência, do crescimento técnico-científico e da formação pedagógica ao ser humano, levará um indivíduo mais crítico, técnico, científico dentro da sua área de atuação.
A globalização fez com que as empresas tornem-se cada vez mais competitivas exigindo produtos de qualidade, mas também com redução nos prazos e utilização de alta tecnologia, fatores estes que geralmente não são corretamente adaptáveis em se tratando da relação entre o trabalhador e seu posto de trabalho, gerando assim o aparecimento de quadros patológicos descritos erroneamente como a doença do século, ou seja, as LER/DORTs (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Tanto a bibliografia quanto a pratica demonstram que a melhor maneira para reduzir a incidência desses quadros é a atuação preventiva, adequando o trabalho ao trabalhador.
A ergonomia é a ciência multidisciplinar que realiza objetivamente a avaliação das condições de trabalho em seu aspecto biomecânico, cognitivo e de organização entre outros, indicando as medidas que deverão ser tomadas bem como as gerenciando para a correção dos problemas encontrados podendo ser alvo de estudo e pesquisa da engenharia de segurança, engenharia de produção, engenharia civil, engenharia de software, arquitetura, designer de interiores, fisioterapia, terapia ocupacional, educação física, medicina, enfermagem, psicologia, fonoaudiologia, administração, e áreas afins, devendo estes profissionais ser capacitados para tal.
Em virtude do grande número de afastamentos e acidentes do trabalho ocorridos nas organizações brasileiras privadas e públicas, associado a criação do NTEP – Nexo Técnico Previdenciário, que ajusta os valores tributários pagos ao INSS de acordo com o investimento em prevenção e o a resultante estatística de casos ocorridos. Desta forma justifica a procura pelo mercado de profissionais atuantes na área de fisioterapia do trabalho.
Atualmente existe um número elevado de pacientes com lesões osteomusculares e incapacidades funcionais provenientes destas e outras lesões, o que acaba gerando uma quantidade de profissionais sem condições motoras para realização de suas funções, fazendo com que às organizações enfrentem um grande volume de afastamentos e indenizações.
Para colaborar na resolução destes problemas, através da minimização, eliminação e controle de lesões, ou mesmo na inserção de portadores de deficiência física no trabalho, necessita-se cada vez mais de especialistas Ergonomia.
Associado aos problemas oriundos de doenças do trabalho e da ergonomia, a crescente demanda de consultoria, acessória e auditoria especializada dentro da área da fisioterapia do trabalho vem trazer uma grande perspectiva de sucesso nos egressos do curso de especialização em Ergonomia.
O curso surgiu devido a grande necessidade regional, uma vez que todos os cursos de especialização em Ergonomia na região sudeste se concentram na cidade e estado de São Paulo, sendo que o estado do Mato Grosso do Sul, não possui tal curso de especialização.
Buscando também contribuir no desenvolvimento regional no ponto de vista social, o curso irá proporcionar uma atuação direta com a sociedade por meio de trabalhos científicos e sua devolutiva com processos e procedimentos em prol ao ser humano e suas necessidades.
Nessa ordem de ideias, é de se concluir que um Curso de Especialização voltado estritamente para a Ergonomia continuará atendendo aos anseios pela sistematização de informações desta área, possibilitando servir a toda classe de profissionais que operam essa ciência, além de caracterizar uma área de excelência nos estudos decorrentes da Pós-Graduação na UNIGRAN.
Formar o profissional para atuar em Ergonomia em todas as suas aplicabilidades.
• Ensinar o profissional os conceitos teóricos e práticos da ergonomia para atuação profissional dentro do campo de consultoria e assessoria especializada, bem como na gestão ergonômica nas empresas;
• Indicar elementos hermenêuticos para a interpretação à luz das inovações da Indústria 4.0 para aplicabilidade da ergonomia;
• Gerar um raciocínio lógico e amplo sobre os processos ergonômicos na busca de compreender o trabalho para transforma-lo;
• Possibilitar a visão sistemática da ergonomia;
• Promover um contato direto com as novas tendências de trabalho da nova era de trabalho e mostrar a aplicabilidade da ergonomia nesse contexto;
• Profissionais graduados em engenharia de segurança, engenharia de produção, engenharia civil, engenharia de software, arquitetura, designer de interiores, fisioterapia, terapia ocupacional, educação física, medicina, enfermagem, psicologia, fonoaudiologia, administração, e áreas afins
Professor: Patrick Camata de Oliveira
Currículo: Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2010). Atualmente é ergonomista - Viação Santa Clara, fisioterapeuta do trabalho -; Suzano Papel e Celulose; Plantar Planejamento Técnico e Administrativo e Reflorestamentos, fisioterapeuta do trabalho - Frisa Frigorifico Rio Doce , professor da Faculdade Pitágoras, perito técnico judicial - TRT - Tribunak Regional do Trabalho, fisio. do trabalho e assistência judicial - PERGO - Projeto Ergonomico e professor de anatomia, fisiologia, ergonomia. do Instituto técnico. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Professora: Silvia Renata Castilho
Currículo: Profissional com formação em Fisioterapia, com atuação em Clínica de Fisioterapia (ortopedia/saúde do trabalhador e correção postural) e prestação de serviços na área de Ergonomia para as empresas SEARA ALIMENTOS/ DOURADOS e PERDIGÃO/ DOURADOS.
Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Educação Física de Lins- Faculdade de Fisioterapia, em dezembro de 1996.
Pós-graduada em FISIOTERAPIA DO TRABALHO E ERGONOMIA pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM.

Professora: Claudia Nammour Rossi
Currículo: Possui graduação em FISIOTERAPIA pela UNIVERSIDADE BANDEIRANTES (1995). Atualmente é diretora técnica - CNROSSI ERGONOMIA E FISIOTERAPIA PREVENTIVA LTDA. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em ERGONOMIA E FISIOTERAPIA DO TRABALHO, atuando principalmente no seguinte tema: ler ; dort ; ergonomia.

Professor: André Luis Américo da Cruz
Currículo: Graduação em Educação Física pela Universidade de Ribeirão Preto (1993); Especialização em Ergonomia pelo SENAC Ribeirão Preto (2015); Supervisão em Ergonomia pela Fundação Vanzolini (2016); Docente no Curso de Pós-graduação da Faculdade Inspirar: MBA EM ERGONOMIA: PROCESSO, PROJETO E PRODUÇÃO; Docente no Curso de Pós-graduação da IEDUV/DELTA: MBA EM ERGONOMIA; Diretor Técnico da L´ERGONOMIE - A L A DA CRUZ SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ERGONOMIA E QUALIDADE DE VIDA ME, com ênfase à co construção de conhecimento no contexto Ergonomia da Atividade e Psicodinâmica do Trabalho, além de consultoria e suporte à empresas de diversos setores e profissionais da ergonomia

Professor: José Ronaldo Veronesi Junior
Currículo: Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Alfenas (1997), Especialista em Fisioterapia do Trabalho reconhecido pelo COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e ABRAFIT- Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho, especializando em Psicologia Comportamental e do Trabalho, mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2006) e doutor em Ciências Biomédicas pela IUNIR na Argentina (2013), Felow em Ergonomia no laboratório de Ergonomia da Universidade de Lisboa (2018). Atualmente é membro da Comissão de Planejamento de Projetos da Saúde do Trabalhador do COFFITO e da Comissão de Planejamento e Desenvolvimento Profissional do CREFITO 15. Atualmente é docente e Diretor da Faculdade Delta; Diretor geral do IEDUV- CENTRO EDUCACIONAL VERONESI - LTDA. Perito judicial no TRT 24 desde 1999 na área de Ergonomia Forense; Perito da Justiça Federal do Trabalho de Vitória-ES na área de Ergonomia Forense; Consultor em Ergonomia, Perícia Fisioterapêutica Judicial e Ergonomia Forense. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia do Trabalho e ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico cinesiológico-funcional, ergonomia, diagnóstico ergonômico, Ferramentas tecnológicas para ergonomia, intervenção Ergonômica, Realidade Virtual, Treinamento Comportamental em Ergonomia, fotogrametria computadorizada, Eletromiografia de Superfície, células de forças, termografia, sensores de movimento, User Experience, Exoesqueletos, Ergonomia comportamental, Ergonomia 5.0, pericia judicial para Fisioterapeutas, Perícia Judicial Ergonômica, Ergonomia Forense, Assistência técnica judicial, perícia ergonômica, consultoria jurídica, fisioterapia do trabalho. Possui 6 livros publicados dentro das áreas: Ergonomia, Risco ergonômico, diagnóstico ergonômico, Fisioterapia do Trabalho, Perícia Judicial, Perícia Judicial para Fisioterapeutas, Reeducação Postural Global pelo Reequilíbrio Funcional Laboral e Capacidade funcional. Possui vários artigos nacionais e internacionais e tem várias apresentações em Congressos Nacionais e Internacionais.

Professor: Tassia Zanutto Mendes
Currículo: Graduada em ARQUITETURA E URBANISMO pela Universidade Estadual de Goiás, especialista em Docência Universitária, especialista em Ergonomia e Saúde do Trabalhador, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, possui MBA em Gestão Comercial pela FGV, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas com enfoque no campo da Ergonomia e Ergonomista Certificada pela ABERGO - Associação Brasileira de Ergonomia (SisCEB n°221). Possui experiência nas diversas áreas de arquitetura e urbanismo além de trabalhar na concepção, elaboração e implantação de projetos ergonômicos em seus diferentes aspectos de abrangência. Também possui experiência em docência, palestras e mini-cursos. Atualmente é Ergonomista-arquiteta da Flexibase Mobiliário Corporativo onde atua na área de Desenvolvimento de Projetos de Produtos e Ambientes, gerenciando o departamento MAPP - Marketing, Arquitetura, Produtos e Projetos. Atua também em projetos de concepção e desenvolvimento de ambientes onde presta consultoria personalizada com foco em espaços corporativos. Trabalha como docente no Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo ministrando a disciplina de projeto arquitetônico. Possui interesse pelas discussões sobre teoria da arquitetura, urbanismo, ergonomia, gestão comercial e empresarial.

Professor: Márcio de Melo Carlos Santos
Currículo: Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000). Pós-Graduado em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Anhanguera - UNIDERP - MS (2009). Tem experiência na área de Arquitetura, com ênfase em Projetos Residenciais, Edificações Comerciais, Edifícios, Arquitetura de Interiores, acompanhamento e gerenciamento de obras. Atualmente atua como profissional autônomo, coordenador e docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo e no Curso de Tecnólogo em Design de Interiores na instituição Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN-MS, ministrando nas disciplinas de Projeto de Arquitetura Urbanismo e Paisagismo, Introdução à Arquitetura e Urbanismo e Luminotécnica e Instalações.

Professora: Cristiane de Oliveira Veronesi
Currículo: Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001 - 2005), mestrado em Agronomia-Produção Vegetal pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) (2008 - 2010). Possui Pós Graduação em Ergonomia, pela FAculdade Ávila, polo IEEDUV e Engenharia de Segurança do Trabalho, pela Universidade Candido Mendes, polo de Vitória -ES.

Professor: Alex Basílio da Silva
Currículo: Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001 - 2005), mestrado em Agronomia-Produção Vegetal pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) (2008 - 2010). Possui Pós Graduação em Ergonomia, pela FAculdade Ávila, polo IEEDUV e Engenharia de Segurança do Trabalho, pela Universidade Candido Mendes, polo de Vitória -ES.

Professor: Fabio Henrique Cardoso Leite
Currículo: Possui graduação em Filosofia - Faculdades Salesianas de Lorena (1996) tem especialização em Metodologia do Ensino Superior - UNIGRAN (2001) e mestrado em Historia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Atualmente é professor titular do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Plena, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ética e bioética, sociologia e metodologia científica. Autor de cinco (2007, 2008, 2009, 2 livros em 2011 e 2015) livros de Metodologia Científica. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos. Coordenador dos Cursos: Formação Pedagógica para Portadores de Ensino Superior, Segunda Licenciatura em Pedagogia e Filosofia.

*Alguns professores convidados poderão ser substituídos devido ao calendário/disponibilidade de cada um.
Sexta-feira (Noite)
Sábado (Manhã e Tarde)
Disciplina Horas
Ação Ergonômica: Ergonomia 4.0 20
Analise Ergonômica do Trabalho Segundo O Manual Da NR 17 20
Atividade Prática 1 de Analise Ergonômica do Trabalho 20
Atividade Prática 2 de Analise Ergonômica do Trabalho 20
Atividade Prática de Analise Ergonômica do Trabalho Segundo O Manual Da NR 17 20
Conceitos e Legislações Em Ergonomia 20
Diagnóstico Ergonômico 1: Ferramentas Ergonômicas e Tecnológicas Para o Diagnóstico da Ergonomia 20
Diagnóstico Ergonômico 2: Ferramentas Ergonômicas e Tecnológicas Para o Diagnóstico da Ergonomia 20
Ergonomia da Inclusão e Acessibilidade De Trabalhadores Com Deficiência e Reabilitados 20
Ergonomia De Concepção: Ergodesign e Ergonomia Do Produto 20
Ergonomia Física e Biomecânica, Mobiliários e Equipamentos 20
Ergonomia Organizacional 20
Ergonomia Psicossociais e Cognitiva 20
Gestão Ergonômica 20
Higiene Ocupacional e Segurança, Análise do Ambiente 20
Intervenção Ergonômica - Ergonomia Cognitiva, Física e Organizacional 20
Metodologia da Pesquisa Científica/TCC 20
Perícia Ergonômica - Ergonomia Forense 20
Fale com a coordenação

Coordenador(a)

José Ronaldo Veronesi Junior

(67) 3411-4152

(67) 3411-4114

denis@unigran.br

Horário de atendimento

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran