Ciências Forenses: O Conhecimento Científico Desvendando Crimes
Investimento R$ 389.00
Duração e Periodo 12 meses
*Valor da mensalidade com desconto de pontualidade válido somente para pagamento até o dia 15 de cada mês.
A perícia criminal é uma atividade técnico-científica que produz prova técnica através de exames periciais, indispensáveis para elucidação de crimes, prevista no Código de Processo Penal. E devido a um cenário crescente visando a carreira para novos peritos, a Pós-Graduação da UNIGRAN tem o compromisso de qualificar e capacitar profissionais para se destacarem neste mercado de trabalho.
O curso de pós-graduação em Perícia Criminal tem como objetivo capacitar profissionais de diversas áreas para atuar no mercado de trabalho no campo das Ciências Forenses. Adquirindo ou ampliando seus conhecimentos da aplicação das ciências forenses para auxiliar na resolução de casos no âmbito judicial, além da preparação dos pós-graduandos para concursos públicos. Proporcionando o aprendizado multidisciplinar necessário para as atividades periciais.
Capacitar profissionais graduados que atuam ou pretendem atuar em áreas afins.
O curso de Pós-graduação em Perícia criminal tem como objetivo capacitar graduados em diversas áreas de conhecimento como: Direito, Química, Biologia, Odontologia, Psicologia, Farmácia, Medicina, Radiologia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Fonoaudiologia, Física, Medicina veterinária, Geologia, Sistemas de Informação, Biotecnologia, Engenharias. Além de profissionais como: Polícias Militares, Polícias Civis, Delegados de Polícia, Peritos, Juízes, Promotores. Todos que pretendem alta capacitação.
Professor: Guido Gomes
Currículo: Graduação: Medicina Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Residência Médica em Urologia (UFRJ). Mestrado em Ciências da Saúde Universidade de Brasília (UNB). Médico Urologista do Hospital Universitário-UFGD. Perito Médico Legista do Núcleo de Medicina Legal de Dourados.

Professor: David José Isler
Currículo: Graduado em Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas (Química Industrial), pela UFMS Campo Grande/MS. Pós graduado em Gestão em Segurança Pública, pela Unilins/SEJUSP. Perito Criminal da Polícia Civil/MS há 8 anos completos em maio/19. Nesse período trabalhei por mais de dois anos e meio em perícias em locais de crimes contra a vida, patrimônio e meio ambiente. Em um segundo período estive trabalhando com identificação veicular entre 2014 e 2015, sendo que concomitantemente desenvolvi atividades no setor de balística forense entre os anos de 2013 e 2016. Possuo cursos nas áreas de Docência Virtual e Atendimento em Locais de Explosões. Desde 2016 atuo nas áreas de Documentoscopia, Grafoscopia, Mídias Digitais e Celulares, além do desenvolvimento em exame residuais (objetos diversos relacionados à cenas de crime).

Professora: Rafaela Brehm Barbosa
Currículo: Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(2009) e graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal(2010). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária.

Professora: Samya Soler
Currículo: Graduada em Química Tecnológica. Mestre em Química Analítica. Perita Criminal da Unidade Regional de Perícia e Identificação de Dourados. Atuando em Locais de Crime

Professora: Camila Paulusi Justino Golineli
Currículo: Graduação em Farmácia na Universidade Estadual de Londrina (2001 a 2005). Atuação no Centro de Controle de Intoxicações de Londrina-PR durante a graduação. Especialização em Toxicologia Aplicada pela Universidade Estadual de Londrina (2005-2006). Docente das disciplinas de Toxicologia Aplicada e Toxicologia Analítica na Universidade Estadual de Londrina durante os anos de 2006 a 2008. Oficial de saúde temporária na Quarta Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, situada na cidade de Jardim-MS no início de 2008.
Perita criminal da Coordenadoria Geral de Perícias do Estado de Mato Grosso do Sul desde outubro de 2009. Lotação no Instituto de Análises Laboratoriais Forenses, Campo Grande/MS, de outubro de 2009 a julho de 2017. A partir de agosto de 2017, perita criminal e chefe do Núcleo de Análises Laboratoriais Forenses da Unidade Regional de Perícias e Identificação de Dourados/MS

Professor: Átila Nunes Calumby
Currículo: Graduado em Odontologia pela Universidade José do Rosário Vellano. Possui curso de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial realizado pela Santa Casa de Valinhos - CEDDAR Campinas-SP. Possui curso de Especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial realizado pela Universidade Estácio de Sá. Foi titulado Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial pela Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial (SOBRACIBU). Possui curso de Especialização em Implantodontia pela ABO-MS (Campo Grande-MS). Possui Curso de Especialização em Cirurgia Bucal Avançada realizada pela Faculdade São Leopoldo Mandic - Campinas-SP. Possui cursos de Pós-Graduação (Aperfeiçoamento) nas áreas de Periodontia e Cirurgia Buco Maxilo Facial realizados pela ABO-Alfenas-MG, e Ortodontia realizado pela Faculdade São Leopoldo Mandic - Campinas-SP. Foi Estagiário no Centro Pró-Sorriso da Universidade José do Rosário Vellano nas disciplinas de Dentística e Odontopediatria. Exerceu a função de Monitor na Universidade José do Rosário Vellano nas disciplinas de Dentística, Anestesiologia e Estomatologia.

Professor: Emerson Lopes dos Reis
Currículo: Perito Criminal do Estado de Mato Grosso do Sul desde 2003; Atual Diretor do Instituto de Criminalistica do Estado de Mato Grosso do Sul; Professor da Academia de Polícia-Acadepol de MS, da disciplina de Perícia de Acidente de Trânsito; Graduação-Física pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; Pós Graduação latu sensu- planejamento Estratégico pela Universidade Católica Dom Bosco; Pós Graduação latu sensu-Gestao em Segurança Pública pela Unitoledo; Participação em duas conferências nos Estados Unidos da América - ARC CSI Crash Conference, nos anos de 2013 e 2017; Palestrante em 03 Congressos da Associação Brasileira de Criminalista- Congresso Nacional de Criminalista- Salvador/BA 2007; Brasília/DF 2013 e Florianópolis/SC 2017; Apresentação de trabalho oral em 02 seminários nacionais de perícias em crimes de trânsito promovidos pela Associação Brasileira de Criminalistica- Goiânia/GO 2008 e Cuiabá/MT 2016; Coordenador Geral e científico do XI Seminário Nacional de Crimes de Trânsito realizado em Bonito/MS, 2018; Coordenador e organizador do primeiro "Crash Test" realizado no Brasil, em 2018, com fins de reconstrução forense de Acidente de Trânsito;

Professora: Ana Carla Carvalho Rauber
Currículo: Possui Mestrado em Engenharia Civil. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, Brasil. Possui Especialização em Especialização em Saneamento Ambiental. Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, FGF, Fortaleza, Brasil. Graduação em Engenharia Ambiental. Universidade Franciscana, UFN, Santa Maria, Brasil. Atualmente exercendo o cargo de Perita Oficial Forense, função Perito Criminal, da Coordenadoria Geral de Perícias do Estado de Mato Grosso do Sul, lotada na Unidade Regional de Perícias e Identificação de Dourados-MS. Aprovada na área de formação específica de Engenharia Ambiental. Possui experiência em perícias grafoscópicas, documentoscópicas, audiovisuais, crimes contra à vida crimes contra o patrimônio, atualmente trabalha com perícias ambientais e balística forense.

Professora: Marianna Vicente de Melo Isler
Currículo: Graduada em Ciências Biológicas; pós graduada em Biotecnologia; em Planejamento Estratégico; e também em Gestão em Segurança Pública.
Perita Criminal da Polícia Civil do estado são Mato Grosso do Sul há quase 10 anos (completo 10 anos em outubro).
Dentro da Perícia trabalhei no laboratório de DNA Forense por 3 anos e meio; na Balística Forense por 2 anos e meio; e desde então atuou nas áreas de Documentoscopia, Grafoscopia e perícias em mídias e celulares.

Professor: Hamilton José Rigonato
Currículo: Perito Papiloscopista Classe Especial - Polícia Civil/MS, em exercício desde janeiro de 2003 na cidade de Dourados MS. Identificação civis, criminais, cadávericas e perícias em locais, objetos e documentos vinculados a cena ou prática de crimes. Pós graduação em Gestão em Segurança Pública - Unilins - Lins/SP presencial carga 390 horas aulas - 2013. Direito - UEMS Dourados MS. Colação de Grau janeiro 2010. Aprovado no VIII Exame Unificado da OAB em novembro 2012. Curso de Papiloscopia Policial Acadepol MS - Conclusão Junho de 2002. Licenciatura em Letras - FIFASUL - Conclusão dezembro de 1996.

Professor: Luiz Rodrigo Grochocki
Currículo: Atual Coordenador-geral de Planejamento, Inovação e Integração de TIC para Segurança Publica do Ministério da Justiça, possui graduação em direito e engenharias, especialização em Estado Democrático de Direito pela Escola do Ministério Público do Paraná, em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná e Mestrado em Tecnologia pela PUCPR. Professor da Secretária Nacional de Segurança Pública, UTFPR, Escola de Governo do Paraná, Escola Superior de Polícia Civil, Academia de Polícia Militar do Guatupê. Foi Chefe de Gabinete, Assessor Cientifico e Coordenador do Escritório de Projetos da Secretaria de Segurança do Paraná, Chefe da Seção de Computação Forense de Curitiba, coordenador da Comissão de Ciências Forenses da ABNT, coordenador do grupo de elaboração de procedimento em Informática Forense da SENASP/MJ, membro da Comissão Especial de Perícia Criminal do Ministério da Justiça, membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Autor de livros como Tratado de Computação Forense, Procedimento Operacional Padrão, Legislação Ambiental do Paraná, Robótica Educacional, Rio +20: Perspectivas do Direito Ambiental. Revisor da Revista Brasileira de Criminalística.

Professor: Paulo Roberto de Albuquerque Filho
Currículo: Pós-graduado em MBA em Contabilidade Gerencial e Controladoria pelo Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN; Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD; Bacharelando em Direito pela Fundação Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.
Atualmente exercendo o cargo de Perito Oficial Forense, função Perito Criminal, da Coordenadoria Geral de Perícias do Estado de Mato Grosso do Sul, lotado na Unidade Regional de Perícias e Identificação de Dourados-MS. Aprovado na área de formação específica de Ciências Contábeis.

Professor: Leandro Correa
Currículo: Possui graduação em Direito (2000) e graduação em Psicologia (licenciatura em bacharelado - 2014), ambas pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN. Mestrando em Direitos Humanos e Fronteiras pela Universidade Federal da Grande Dourados. Possui especialização em Psicologia Jurídica e Mediação de Conflitos pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (SC). Especialização em Direito Constitucional e especialização em Psicanálise, ambas pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN. Docente no curso de Direito do Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN. Atualmente desenvolve atividade de prevenção às vítimas de stalking na violência doméstica, com atendimento estendido às mulheres indígenas, sendo integrante da equipe composta pelo Projeto Mulher Segura realizado pela Polícia Militar na cidade de Dourados-MS em convênio com o Ministério Público Estadual.

Professor: Fabio Henrique Cardoso Leite
Currículo: Possui graduação em Filosofia - Faculdades Salesianas de Lorena (1996) tem especialização em Metodologia do Ensino Superior - UNIGRAN (2001) e mestrado em Historia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Atualmente é professor titular do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Plena, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ética e bioética, sociologia e metodologia científica. Autor de cinco (2007, 2008, 2009, 2 livros em 2011 e 2015) livros de Metodologia Científica. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos. Coordenador dos Cursos: Formação Pedagógica para Portadores de Ensino Superior, Segunda Licenciatura em Pedagogia e Filosofia.

*Alguns professores convidados poderão ser substituídos devido ao calendário/disponibilidade de cada um.
Quinzenal
Sexta-feira (Noite)
Sábado (Manhã e Tarde)
Disciplina Horas
Balística Forense 15
Biologia Forense 15
Criminalística 15
Documentoscopia / Grafoscopia 15
Engenharia Forense (Acidente de Trânsito) 15
Entomologia forense 15
Estrutura da Prova Processual Penal 15
Fundamentos de Papiloscopia 15
Identificação Veicular 15
Informática Forense 15
Local de Crime I e II 30
Medicina Legal 30
Odontologia Legal 15
Perícia Ambiental 15
Práticas laboratoriais 15
Produção Científica / TCC 75
Psicologia investigativa 15
Toxicologia Forense 15
Fale com a coordenação

Coordenador(a)

Guido Gomes

(67) 3411-4152

(67) 3411-4114

denis@unigran.br

Horário de atendimento

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran