Festa Junina promove a qualidade de vida no "2º Arraial da Melhor Idade".

A Festa é uma realização do 3º ano de Fisioterapia, dentro de projeto de extensão para o envelhecimento saudável, que os acadêmicos desenvolvem.
A Festa Junina promovida por acadêmicos de Fisioterapia da UNIGRAN à “Melhor Idade” já faz parte da agenda de eventos de uma boa parcela da população idosa de Dourados. “Maravilhosa! Se Deus permitir, vou estar aqui novamente no ano que vem”, planeja dona Zulmira de Jesus Tenente, de 69 anos de idade. As declarações espontâneas e a disposição do grande número de participantes não deixam dúvidas sobre o sucesso do segundo arraial da Melhor Idade, que foi preparado esta manhã para os integrantes do projeto de extensão “Atividades Fisioterápicas na Promoção do Envelhecimento Saudável”. Na DATA_HORA da Quadrilha, o arraial montado no Ginásio de Esportes foi animado pelos sanfoneiro e violeiro Élcio Picetti e Trajano, e pela acadêmica de Serviço Social Enedir Palomo Macena. A Festa atraiu, também, muitos visitantes que vieram desfrutar do lazer oferecido pela turma do 3º ano de Fisioterapia, com tudo que é típico desta época do ano. Houve até eleição da “Miss caipira”. “Estou indo embora feliz; para mim, o lazer é importante para tudo”, disse a eleita, dona Marina Ferreira de Alécio, de 75 anos. A visitante Adelina Viegas, 58, reforça esse pensamento: “Eu quase não trabalho mais; então, o lazer é a melhor coisa para mim, para a minha saúde”. Não só a música e a dança, as brincadeiras juninas e a convivência social, mas, principalmente, todas as atenções fisioterápicas que são dedicadas aos idosos têm a finalidade de promover o envelhecimento com saúde e boa qualidade de vida. O responsável por esse projeto que é desenvolvido na Clínica-Escola de Fisioterapia da UNIGRAN, desde o início de 2002, professor José Ronaldo Veronesi Junior, explica que as atividades de lazer são fundamentais para o resultado geral do projeto. O que se objetiva, é proporcionar qualidade de vida ao idoso. “Fisiologicamente, o lazer faz o organismo liberar substâncias que deixam a pessoa ativa e disposta para a vida. O princípio é envelhecer com felicidade e, sem dúvida, esse é um trabalho que nos traz grande satisfação”, disse o professor, em retribuição aos elogios de dona Zulmira de Jesus, que está no projeto faz um ano. "Agora, a vida para mim é outra. A gente tem que aceitar a velhice com amor e carinho. Aqui, eu acho, é outra família que eu tenho. Todo mundo me quer bem, me trata bem e eu brinco com todo mundo. Para mim, é outra família”, repetiu.