ID_CURSOs de licenciatura integram-se em projeto para aperfeiçoamento da formação professores.

A coordenadora do projeto, profª Carla Martins, reuniu ontem os acadêmicos participantes para falar das fases seguintes dessa atividade de extensão.
A professora-mestra em Educação, Carla Helena Fernandes Martins, professora de Didática dos ID_CURSOs de licenciatura da UNIGRAN, e que fazem parte das Faculdades de Educação e de Ciências Biológicas e da Saúde, iniciou, ontem, a segunda fase de um projeto integrado de extensão que destina mais DATA_HORAs da carga horária da disciplina às atividades práticas que visem ao aperfeiçoamento da formação do professor, entendida tanto em nível de graduação universitária como em nível de formação continuada durante toda a carreira. Tendo essa orientação, o projeto de extensão “A Prática Pedagógica do Professor e o Contexto Escolar” atende às Resoluções 1 e 2 do Conselho Nacional de Educação e reúne os acadêmicos matriculados na disciplina Didática, dos ID_CURSOs de Psicologia, Educação Física, Ciências Biológicas, Pedagogia, Artes Visuais, Matemática e Letras em um trabalho coordenado de pesquisa, reflexão acadêmica e de parceria da Instituição com as Escolas de Ensino Médio. “Nós estamos partindo de uma concepção teórica que valoriza o cotidiano escolar e o professor, como produtores de saberes. Desde o primeiro bimestre os alunos estão trabalhando textos sobre formação de professores e, nesse momento em sala de aula, todos estão envolvidos em um grande seminário de estudos sobre o tema”, disse a professora Carla Martins, explicando que, já neste mês, alguns acadêmicos irão para as Escolas pesquisar informações que possam responder a alguns questionamentos que estão sendo levantados. Na terceira fase, provavelmente, em agosto, será organizada uma mesa-redonda na qual os estudantes e seus orientadores irão discutir as questões apuradas juntamente com os profissionais das Escolas envolvidas, que serão convidados a falar de seu cotidiano como docentes. O projeto guarda a idéia fundamental de que o professor não constrói a sua identidade somente no ID_CURSO de graduação, sendo que o seu saber é renovado na Escola, a cada nova turma de alunos, em uma longa trajetória de experiências, como define a professora Selma Garrido Pimenta (USP), que é uma dos autores cujos pensamentos lastreiam o projeto. Ainda, por meio dessa atividade de extensão, a UNIGRAN está se posicionando como parceira dos professores das Escolas, buscando com eles as soluções para a superação das dificuldades pedagógicas identificadas. “As universidades, tradicionalmente, sempre se colocaram na postura de ensinar a Escola; de dizer para ela o quê e como ensinar. E hoje, como nós evidenciamos já há alguns anos na UNIGRAN, a tendência é considerar a Escola como parceria, no sentido da produção de saberes e valorizando o saber que está na Escola”, comenta a professora Carla. Nesta terça-feira, os acadêmicos participantes do projeto “A Prática Pedagógica do Professor e o Contexto Escolar”, bem como coordenadores dos ID_CURSOs de licenciatura, ouviram as palestras da professora Scheilla Guimarães, de Artes Visuais, e da professora Carla Martins, que reforçaram os objetivos do trabalho e falaram dos próximos passos. No final, elas exibiram o filme “Nenhum a Menos”, uma produção americana e chinesa que conta como uma professora transforma-se em professora.