UNIGRAN promove manhã recreativa para internos da UNEI.

Prof. Carlos Muchão e o diretor da UNEI, João Rauber (de azul), conversam sobre a questão do menor infrator, enquanto os adolescentes se divertiam.
A rotina da Unidade Educacional de Internação, UNEI, de Dourados, foi quebrada hoje por uma equipe de acadêmicos de Educação Física da UNIGRAN, que promoveu uma manhã de recreação e esportiva para os 38 menores internados na Instituição. Como crianças, eles brincaram na cama-elástica, saltaram no mini-trampolim, jogaram dama e pingue-pongue, e realizaram exercícios físicos que, por algumas DATA_HORAs, derrubaram os muros altos e as grades que os separam da sociedade. A UNEI tem todas as características de presídio, com seus sistemas antifuga e horários rígidos para se recolherem às celas e de visitação. Por isso, o professor Carlos Muchão Castilho, coordenador do ID_CURSO de Educação Física, falou do valor dessa atividade de extensão para os menores. “Eles se sentem especiais, gente da sociedade. Percebem que estão tendo acesso a atividades que pensavam que só outras pessoas teriam. Isso os valoriza e contribui de maneira intensa no processo de reintegração desses adolescentes”, disse. O diretor da UNEI, João José Rauber, conhece a problemática do menor infrator por meio de uma experiência de mais de treze anos trabalhando com eles. Quase todos são jovens de famílias carentes e desestruturadas, mas que agora estão começando a ter uma atenção mais adequada dentro da Instituição, recebendo formação profissional por meio de ID_CURSOs profissionalizantes, como de panificação e confeitaria, e ensino religioso; podendo, ainda, freqüentar escolas de ensino regular. Os atuais internos têm entre 12 e 17 anos de idade e, segundo Rauber, eles são acompanhados por psicólogos que procuram levá-los a quererem mudanças em suas vidas. “São pessoas que têm uma estrutura familiar bastante debilitada; vivem nas ruas, onde encontram todo ID_TIPO de coisa. A maior dificuldade que encontramos é motivá–los a fazerem algo por si mesmos e o objetivo maior é que eles saiam daqui com uma profissão, aptos a se integrarem na sociedade de maneira digna”, disse o diretor. Desde fevereiro, o cargo de gestor social da UNEI é ocupado por uma profissional egressa do ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN. Laura Cristina de Lima Flores prestou conID_CURSO para ingressar na entidade e foi convocada para assumir as aulas de Educação Física e dos eventos esportivos para os internos.