Portadora de disfunção mental já mostra benefícios de convênio na área de Educação Física Especial.

Sábado, Sara Sanches já estava à vontade na piscina hidroterápica, com o grupo de colegas que é assistido por acadêmicos de Educação Física.
Apenas duas aulas bastaram para mudar o temperamento da portadora de disfunção mental Sara Santiago Sanches, de 36 anos. Ela é uma dos alunos do projeto de extensão e estágio em Educação Física Especial que, desde do dia 12 deste mês, está atendendo aos associados do “Centro de Convivência e Geração de Renda para o Portador de Deficiência Dorcelina Folador”, com atividades esportivas no Complexo Aquático e no Complexo Esportivo da Instituição. O projeto envolve os acadêmicos dos terceiros anos de Educação Física da UNIGRAN e é orientado pela professora Lourdes Lago Stefanelo. A mãe de Sara, dona Izaura, fala pela filha que passou a se expressar quase que somente por sorrisos depois que começou a participar das atividades. “Com a vinda dela aqui, eu achei que ela teve uma mudança. Ela era muito quieta e parada e eu achei que ela não ia nem entrar na piscina”, disse a senDATA_HORA que acompanha a filha em todos os momentos. Dona Izaura contou, à sua maneira simples, que “nem o médico deu jeito ao problema de Sara”, que já nasceu com deficiência. “Graças a Deus, eu estou vendo a melDATA_HORA dela aqui. Ela não queria entrar na água, agora não quer sair”, falou. A motivação pelos exercícios dirigidos pelos universitários, com atenção e carinho, e essa seria uma das razões da segurança que os portadores de deficiência estão sentindo, é geral entre eles, segundo a presidente do Centro de Convivência, Elza Pedroso. “O pessoal conta os dias para virem para cá”, falou. O projeto é desenvolvido quinzenalmente aos sábados à tarde.