Acadêmicas de Psicologia participam de projeto educacional do Jornal "O Progresso".

A participação das acadêmicas da UNIGRAN foi discutida em encontro, na 2ª-feira, com a coordenadora do Projeto, a pedagoga Fátima Frota (esq.).
As acadêmicas de Psicologia Cristhie Rodrigues, Lisandra Ferachin, Silvana Trew e Cláudia Wunsch fazem parte das equipes de colaboradores de uma relevante ação educacional de iniciativa do Jornal “O Progresso”, que há seis anos desenvolve o projeto "O Progresso na Educação - Ensinando a Ler o Mundo", em Escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. Fundado em 1951, o Jornal está estimulando os jovens a desenvolverem o hábito de leitura, objetivando à “formação de leitores críticos e capazes de contribuir para a melhoria da comunidade”, segundo definição da diretora-presidente do Jornal, Adiles do Amaral Torres. As acadêmicas da UNIGRAN foram mencionadas em reportagem da jornalista Maria Lucia Toluei, veiculada nesta semana. As estudantes irão atuar na área de Psicopedagogia, contribuindo no trabalho de capacitação de educadores nesse Projeto, sob orientação da psicopedagoga Eni Yoshikawa. Sendo o Jornal pioneiro de Mato Grosso do Sul, “O Progresso” é também o primeiro a criar um programa dessa natureza no Estado, possibilitando aos professores utilizarem mais a leitura de jornais em sala de aula e de forma interdisciplinar, conforme propõem os “Parâmetros Curriculares Nacionais”, PCNs. A coordenadora do Projeto, a pedagoga Fátima Ferreira Rodrigues Frota, informou que neste ano ele será incrementado com workshops de capacitação de professores ao trabalho com alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEE) e com crianças e adolescentes hiper-ativos. O Projeto é baseado na leitura dos exemplares que são enviados às catorze Escolas participantes, todas as segundas-feiras, e que são estudados ao longo da semana, levando alunos e professores a analisar e discutir uma grande variedade de temas que enriquecem os conteúdos das disciplinas curriculares de cada série. De acordo com a reportagem, “O Progresso na Educação” é integrado por 3.810 alunos e 48 professores. “Os alunos exploram todas as secções e suplementos do Jornal, sendo orientados à pesquisa, inclusive na Internet, à consulta em grupo e à produção individual e coletiva que serão apresentadas mensalmente no Suplemento Infantil ‘O Progressinho’ e em ‘O Progresso’”.