"UNIGRAN Vai à Comunidade" reúne um dos maiores públicos de sua história na Escola Elza Kitchev.

Hoje mais raros de se ver, os carrinhos de rolimã foram resgatados como brincadeira infantil, uma das mais concorridas no final de semana.
Pelo segundo final de semana consecutivo, este ano, os acadêmicos do ID_CURSO de Educação Física desenvolveram atividades recreativas e esportivas em dois bairros, reunindo grandes públicos no projeto de extensão a “UNIGRAN Vai à Comunidade”. Sábado, na Escola Municipal Elza Kitchev, a participação de adolescentes, crianças e adultos da região dos bairros “Cohab 2” e “Cachoeirinha” foi uma grata surpresa para o coordenador do ID_CURSO de Educação Física. “Neste momento, aqui na Escola Elza Kitchev, parece-me que é o recorde de participação de público. A comunidade compareceu e isto vem concretizar o nosso objetivo, que é envolver a UNIGRAN com a comunidade por meio de parcerias como esta”, disse o professor Carlos Muchão Castilho, certo de que os objetivos estão sendo alcançados plenamente, “o projeto já está no 7º ano de edição e isso é a prova de que ele está tendo sucesso”. Nas estimativas dos alunos e professores, bem mais de mil crianças, muitas acompanhadas de irmãos adolescentes ou dos pais, participaram das diversas brincadeiras e jogos que são oferecidos à comunidade. O difícil é saber qual deles é mais concorrido, se a cama elástica, o mini-trampolim para saltos e cambalhotas, pingue-pongue, dama ou as partidas de basquetebol, vôlei e futebol de rua. Mas nesta edição, a fila para ter uma vez nos carrinhos de rolimã, novidade introduzida sábado, era uma das maiores. Para os participantes, tudo isso não passa de brincadeira. Mas é uma metodologia educacional que exige anos de preparação dos acadêmicos de Educação Física. “É muito interessante esse contato com a realidade, o contato com a comunidade, porque o aluno tem a oportunidade de vivenciar tudo o que a gente vê em sala de aula. A participação da comunidade hoje é muito grande, a região toda está participando, então, os alunos estão podendo ter uma vivência mais concreta da situação [de ensino]”, disse a professora Zélia Aparecida Parizotto, uma das supervisoras desse projeto de extensão. A diretora da Escola Municipal Elza Kitchev, professora Ana Elza Menezes Nóia Silva, valoriza, além da educação proporcionada pelos acadêmicos e professores, a integração comunitária que o projeto “UNIGRAN Vai à Comunidade” promove. “Toda atividade esportiva desenvolvida na Escola é importante para a integração da nossa comunidade, para o aluno; e eu fiquei feliz quando recebi o convite do pessoal da UNIGRAN, dos alunos da Educação Física, para virem à nossa Escola realizar esse evento [que] é bom para a gente, porque divulga também o nosso trabalho, a nossa escola na comunidade e na cidade”, falou a diretora. Também a servidora Ana Maria Magro, funcionária da Escola Elza Kitchev, congratulou a UNIGRAN por esse trabalho e resumiu em uma pequena indagação, uma preocupação típica dos moradores de localidades sem infra-estruturas públicas de lazer: “Praças e diversões para as crianças são muito longe daqui; então, em uma DATA_HORA dessa, se não tivesse esse evento, onde estariam essas crianças, você pode imaginar?”, indagou.