Contabilistas da Grande Dourados fazem Exame de Suficiência Profissional na UNIGRAN.

Quatro salas foram cedidas ao CRC-MS para a realização das provas, neste domingo.
O Conselho Federal de Contabilidade realizou em todo o país, neste domingo, o “7º Exame de Suficiência Profissional” para técnicos em Contabilidade e Contabilistas de nível superior. A aprovação no exame é uma exigência legal para se obter o registro profissional, junto aos Conselhos Regionais. Na UNIGRAN, cerca de noventa profissionais de todo o sul do Estado fizeram as provas de 50 questões objetivas. Para o contabilista Francisco Osvaldo Libório de Alencar, coordenador das provas realizadas em Dourados e membro do Conselho Regional de Contabilidade de MS, o Exame já está consolidado como um instrumento de aferição da qualidade dos profissionais que solicitam registros junto ao CRC-MS. Ele defende a continuação do Exame de Suficiência comparando a sua finalidade e eficácia com aquelas de exames já consagrados em categorias como a dos engenheiros, médicos e advogados, apesar de algumas resistências dentre os contabilistas. “Alguns não queriam aceitar o conID_CURSO, inclusive, impetraram ações junto ao Superior Tribunal de Justiça, mas todas elas foram reconhecidas a favor do Conselho. Eu acho que foi umas das decisões mais acertadas do Conselho Federal de Contabilidade e que tem o aval do MEC”, disse o contador, que atua na profissão há mais de 25 anos. Francisco Libório entende que a cobrança do mercado por mais qualificação está levando os profissionais a se interessarem mais pela Educação Continuada, participando de ID_CURSOs e eventos da categoria. “Se o aluno que ainda está em formação ou o contador graduado se inteirar disso, será um bom profissional e eu acredito que ele estará seguro no mercado”, opina.