Com o Núcleo de Psicologia, comunidade ganha com o aumento de oferta de serviços de saúde.

Alunos do 5º ano comemoram a inauguração do Núcleo. Segundo um deles, a turma está disposta a trabalhar para a melhoria da saúde mental das pessoas.
Uma opinião recorrente entre os psicólogos e profissionais da área de saúde de Dourados é a de que o Núcleo de Psicologia da UNIGRAN possibilitará um significativo aumento de ofertas de serviços de saúde na área da Psicologia. O coordenador do Núcleo, o professor Edson Makarius Borges, informou que as equipes de estagiários, supervisionadas por professores-psicólogos, têm condições de atender até quarenta e cinco pessoas, num mesmo horário. “Já demos início às triagens, encaminhando os pacientes para as especialidades mais adequadas às suas necessidades e, inclusive, já iniciamos os estágios e os programas de atendimento que eles [acadêmicos] precisam desenvolver. É interessante a segurança com que eles vêm fazendo esse atendimento. As expectativas são altas, mas eles vêm cumprindo com competência aquilo que se lhes propõem”, disse o coordenador do Núcleo. Em números globais, os atendimentos são estimados por centenas, conforme falou o coordenador do ID_CURSO de Psicologia, Luis Antônio Martins. Isso porque cada um dos mais de 40 acadêmicos desta primeira turma de Psicólogos que estão se formando na UNIGRAN deve cumprir 574 DATA_HORAs de estágio supervisionado, atuando nas várias áreas abrangidas pelo Núcleo, desde o atendimento clínico aos serviços de Psicologia Institucional. “A princípio, o atendimento clínico de psicoterapia seria alguma coisa em torno de oito dezenas de pessoas, por mês; o atendimento de Psicologia Institucional, algumas centenas até, em torno de duzentas pessoas; a Organizacional são empresas, nós já temos vínculos com doze empresas de Dourados, esse é um número significativo; na área de Psicologia Educacional eu nem consigo estimar, neste momento, porque a gente está lidando com um número grande de Escolas de Dourados, mas é um número grande, com certeza”, detalhou o professor. A psicóloga Maria de Lourdes Dutra, presidente da Associação de Psicólogos de Dourados, representante do Conselho Regional de Psicologia, 14ª Seccional, vê como sendo muito relevantes os serviços que passaram a ser oferecidos no Núcleo da UNIGRAN, considerando um contexto de deficiência de ofertas de atendimento psicológico na Saúde Pública. “Eu imagino que a população mais carente vai ser beneficiada, com auxílio dos professores, os alunos vão poder ampliar essa oferta de serviços aqui em Dourados. Eu considero fundamental a atuação do Psicólogo na Saúde Pública [e] essa é uma oportunidade que vai ser muito importante para os alunos terem contato com a área social da Psicologia”, disse ela. Da parte dos alunos, energia e disposição para se aperfeiçoarem cada vez mais e contribuírem com seu trabalho para a melhoria da qualidade de vida não faltam. Isso decorre da formação que tiveram até o quarto ano e, ainda, das melhorias que eles próprios experimentaram estudando Psicologia. Contente com a inauguração do Núcleo, o estudante Ricardo Utuari fala das mudanças interiores que lhe ocorreram e conclui com uma frase otimista. “Primeiramente, o ID_CURSO proporcionou a mim muito amadurecimento, auto conhecimento e a vontade, um interesse de saber como é que os homens se comportam mediante situações constrangedoras [ou seja] de saber que todo mundo sofre, só que as pessoas não aceitam o sofrimento e em vez de procurar ajuda na saúde mental, para sanar os problemas, não o fazem, e vivem o resto de suas vidas frustradas e doentes. Exatamente por isso, nós vamos trabalhar para melDATA_HORAr a saúde mental de Dourados”, declarou.