Aula Magna de Medicina Veterinária enfoca o mercado de trabalho e um profissional de novo perfil.

A diretora da Fac. de Ciências Biológicas, Silvana Scalon, o prof. Samuel e a coordenadora Fabiana Satake compuseram a mesa honra com o palestrante.
A aula inaugural do ID_CURSO de Medicina Veterinária anuncia a chegada ao mercado de um profissional com um perfil diferenciado nos próximos anos em Dourados e região. Assim como o MEC recomenda a formação interdisciplinar, Roberto Rachid Bacha, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, CRMV/MS, prevê a necessidade de o médico-veterinário atuar em sintonia mais fina com profissionais de outras áreas e conscientizar-se melhor da importância de seu trabalho para sociedade. Na aula que ministrou esta manhã, ele referia-se ao que chamou de “um certo isolamento e individualismo” que caracterizava a profissão e que eram decorrentes de uma formação acadêmica puramente voltada para a Medicina Veterinária, mas que, nos dias atuais, precisa ser completada com conhecimentos de outras ciências, especialmente, as humanas. Para ele, a sociedade necessita, e o mercado exige, de um profissional com formação generalista. “Nós poderíamos colocar, por exemplo, a questão do envolvimento do médico veterinário na área de saúde pública, considerando que nós não somos uma profissão que visa exclusivamente ao trato com os animais, mas, sobretudo, aos problemas de garantir à população alimentos de boa qualidade, o controle de doenças transmitidas dos animais ao homem. Em suma, isso nos dá uma posição diferenciada daquela que nós tivemos no passado”, disse. Com larga experiência profissional, inclusive, em órgãos de governo, Roberto Bacha se define como um profissional de campo, que encontra grande satisfação em presidir o Conselho da sua categoria profissional, como frisou, e que gosta de passar sua experiência aos colegas e aos estudantes que futuramente também estarão no mercado. Ele foi bastante enfático ao dizer que o mercado de trabalho oferece as oportunidades, mas o sucesso profissional depende das qualificações que cada profissional conseguir agregar à sua formação universitária. “O conhecimento adquirido na Universidade é de importância fundamental, mas é preciso agregar a esse conhecimento capacidades e valores pessoais, como a ética e o amor à profissão”, falou. Esta foi a primeira visita do presidente do CRMV-MS a UNIGRAN. Ontem à tarde, ele percorreu os vários setores da Instituição para conhecer a sua infra-estrutura e ficou muito otimista quanto ao desenvolvimento do ID_CURSO de Medicina Veterinária da Instituição. “Confesso que fiquei bastante surpreso e não esperava que houvesse essa estrutura toda na UNIGRAN. Eu fiquei impressionado pela dimensão, pelo nível de qualificação, pela aparelhagem e, embora a Medicina Veterinária não esteja ainda ofertada nas mesmas condições de outros ID_CURSOs [iniciou faz um mês], mas dá para perceber claramente que a linha da Universidade é no sentido de poder proporcionar de forma franca a todos os ID_CURSOs essas mesmas condições e isso nos deixa bastante satisfeitos, porque a gente sente que em pouquíssimo tempo nós teremos uma estrutura adequada para a Medicina Veterinária”, disse Roberto Bacha. A estrutura física, entretanto, não é o bastante para garantir a formação que se deseja atualmente em Medicina Veterinária, sendo que a adequação das disciplinas curriculares é tão importante quanto os equipamentos e instalações disponíveis. Nesse sentido, a coordenadora do ID_CURSO, a médica-veterinária e professora Fabiana Satake, diz que organização curricular do ID_CURSO segue as diretrizes do MEC, particularmente no que diz respeito aos projetos extensão. “Nós temos, por exemplo, a disciplina de Sociologia e Extensão Rural, na qual a professora aborda toda a parte de tratamento com o produtor rural... Nós temos vários projetos em fase de elaboração envolvendo a sociedade e a UNIGRAN pretende fazer com que os alunos se engajem e interajam com a sociedade através desses [futuros] projetos”, disse ela.