Acadêmicos e professores de Ed. Física são capacitados pela FST a difundir o Tênis e o Mini-Tênis.

Presidente da FST, Cláudio Braz, mostrou como se pode ensinar o esporte a crianças de todas as camadas sociais.
O professor Cláudio Braz Salomão, presidente da Federação Sul-Mato-Grossense de Tênis (FST), concluiu ontem de manhã um ID_CURSO de capacitação de professores para lecionar Tênis em escolas, clubes e associações de bairro, visando a difundir o esporte até mesmo como programa educacional para a juventude, em todas as camadas sociais. O ID_CURSO “Mestre em Tênis” foi intensivo, mais de 20 DATA_HORAs-aula entre sexta-feira à noite e domingo, e teve 27 alunos, entre profissionais formados e acadêmicos de Educação Física da UNIGRAN. Eles estudaram todos os aspectos técnicos e teóricos do Tênis – pesos e ID_TIPOs de uma raquete, dimensões da quadra, rede, bola etc - e descobriram que as regras podem ser adaptadas, favorecendo assim a prática do Tênis em qualquer espaço, como já acontece em outros Estados. Para ele, esse esporte originado nas antigas aristocracias européias substitui com vantagens outros esportes. “O Tênis tem essa coisa de elitizado porque é um esporte que se diz ser caro, nobre. Realmente, ele nasceu num berço nobre, em castelos e tal. Mas, hoje, joga-se Tênis em toda favela de São Paulo, nos campos de futebol de Santa Catarina. Como? No mais simples Mini-Tênis, em que se colocam duas pequenas traves, uma cordinha, risca-se no chão uma quadra e determina-se a regra. Pronto, joga-se Tênis em qualquer espaço”, explicou o tenista. O professor Cláudio Braz centrou a parte prática do ID_CURSO exatamente no Mini-Tênis e nas técnicas de treinamento para crianças. Com mais meninos e meninas praticando o esporte até mesmo nas ruas, é possível que surjam novos “Gugas” futuramente. Porém, o professor diz que o mais importante dos projetos de difusão do Tênis é a formação moral que o esporte proporciona. “Precisamos de muitas pessoas (praticantes) para que saiam, desse meio, os talentosos e os mais habilidosos e daí, num treinamento especializado, tornarem-se profissionais até. O principal é que o Tênis ensina justiça, moralidade e uma série de condições que outros esportes talvez não incentivem. Ele tem algumas normas que são clássicas de um nobre; então, o Tênis tem essa condição de dar respaldo moral à criança que está em plena formação da moralidade, é importante isso”, argumenta.