OSCIP "AmI" viabiliza ID_CURSO de arbitragem e organização de eventos no NAM.

Toninho Pietramale (ao microfone) é professor de Ed. Física. Ele promove o Atletismo na Reserva Indígena e é treinador esportivo há vários anos.
A comunidade indígena solicitou e a OSCIP “Amigo do Índio” atendeu, viabilizando as parcerias necessárias para a realização do ID_CURSO de “Arbitragem de Futebol de Campo e de Monitor de Eventos Esportivos”. A partir desta sexta-feira, quarenta alunos indígenas, sendo vinte da Aldeia Bororó, estarão participando das aulas no Núcleo de Atividades Múltiplas da UNIGRAN, que fica na Reserva Indígena de Dourados. As atividades serão dirigidas pelo esportista Antônio de Souza Pietramale, que é professor de Educação Física formado pela UNIGRAN em 1999. Toninho, como é mais conhecido, assumiu este ano a direção do Departamento Esportivo da “AmI”, organização sem fins lucrativos, cuja função social é viabilizar as parcerias necessárias para a melhoria da qualidade de vida nas Aldeias de Dourados, fomentando projetos de caráter econômico, cultural e social. A duração do ID_CURSO será de dois meses, com aulas teóricas às sextas-feiras e aos sábados e atividades práticas em várias localidades da Reserva. Os alunos são indígenas interessados pelo esporte, mas que encontram dificuldades técnicas e operacionais para organizar eventos de promoção do lazer e do esporte nas Aldeias Jaguapiru e Bororó. Segundo a presidente da “AmI”, arquiteta e professora Ana Cristina Yamashita, o ID_CURSO formará árbitros amadores e monitores de atividades esportivas e recreativas. Ele está sendo promovido pela própria OSCIP e parceiros, em função das solicitações das comunidades indígenas, com apoio da UNIGRAN e da Fundação Cultural e de Esportes de Dourados. “O ID_CURSO vem de encontro às necessidades das comunidades indígenas locais, sendo estruturado de uma maneira simples, de modo a atender a todos os interessados”, disse.