Coordenadora espera formar, no Senai, turma de 50 alunos do Projeto de Alfabetização de Adultos.

A professora Iurderce Michelan(e) visitou a mais nova sede do Projeto este ano, que é coordenada pela professora Simone Galvão.
A professora Simone da Costa Galvão, coordenadora pedagógica do Senai em Dourados, no Centro de Formação Profissional “Afrânio Fialho de Figueiredo”, estima integrar cerca de cinqüenta alunos no Projeto de Alfabetização de Adultos da UNIGRAN. O Senai, a mais nova Instituição parceira da Universidade neste projeto de extensão, poderá formar duas turmas de alfabetizandos caso a estimativa se confirme. “A nossa Instituição trabalha no mesmo ramo, Educação e Ensino Profissionalizante; então, nós procuramos estar sempre buscando parcerias. Acredito que vamos ter um grande público, porque eu tenho em vista a nossa clientela”, disse a coordenadora, referindo-se aos familiares dos alunos do Senai. “Geralmente, são pessoas que ficaram fora da Escola e queremos que essas pessoas tenham a possibilidade de concluir seus estudos”. Em encontro realizado sábado passado, quando se iniciou o ano letivo do Projeto de Alfabetização de Adultos e do Projeto de Reforço Escolar, a professora Simone Galvão e a diretora da Faculdade de Educação da UNIGRAN, a professora Iuderce Michelan de Almeida, discutiram alguns aspectos pedagógicos, estratégias de divulgação e falaram da importância desse Projeto. Elas querem motivar os alunos a continuarem a estudar, depois de concluírem o ID_CURSO de alfabetização; o que já é uma grande realização social. “A gente percebe que, à medida que os alunos vão conseguindo escrever o nome, ler pequenas frases, pequenos textos, é uma satisfação muito grande para eles e para nós, que queremos uma qualidade de vida e um mundo melhor para todos”, disse a professora Iuderce. A professora Iuderce Michelan, que trabalha na Educação faz 30 anos e há mais de dez participa do Projeto de Alfabetização de Adultos da UNIGRAN, lembra que apesar de todos os esforços para se reduzir o analfabetismo, as estatísticas mostram uma realidade indigna de um país como o Brasil. Por isso, incentivar alguém a freqüentar aulas de alfabetização é um ato de cidadania. “As estatísticas mostram que o Brasil ainda tem um número muito grande de analfabetos, haja vista as campanhas do próprio Governo Federal... Eu percebo que ao longo desses anos, com a experiência e o contato com essas pessoas que, aprender a ler e escrever, pra elas, é abrir o mundo; elas conseguem ver o mundo com olhos completamente diferentes”, disse. Republicamos abaixo os endereços de funcionamento dos Projetos de Alfabetização de Adultos e de Reforço Escolar em 2003. O telefone 411-4117 está disponível para maiores informações. PROJETO DE EXTENSÃO: ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS Período: Março a Dezembro de 2003. Aulas aos sábados: de 13h às 17h. LOCAIS: Clube de Mães "Mamãe Dolores" Centro Comunitário do 4º Plano Rua Abdias Frazão s/n, Bairro BNH 4º Plano. UNIGRAN - Bloco 3; Sala 3.4 Rua Balbina de Matos, 2121. Jd Universitário. Loja Maçônica Ceres 9 Departamento Feminino Estrela do Amanhã Rua Eisey Fujinaka, 751, Altos do Indaiá. Senai – Serviço Nacional da Indústria Centro de Formação Profissional "Afrânio Fialho de Figueiredo" Rua Jandaia, 1905, Jardim Vista Alegre. PROJETO DE EXTENSÃO: REFORÇO ESCOLAR (PORTUGUÊS E MATEMÁTICA; 5ª a 8ª SÉRIES). Período: Março a Dezembro de 2003. Aulas aos sábados: de 13h às 17h. LOCAL UNIGRAN, Bloco 3, Sala 3.3. Rua Balbina de Matos, 2121. Jd Universitário.