ID_CURSO de Psicologia lançará novas campanhas cidadãs baseadas na dramatização.

Psicodramatização de problemas envolvendo o uso de drogas revelou ser um meio eficaz para sensibilizar todos os públicos.
Os projetos desenvolvidos pela UNIGRAN em nível de extensão universitária sempre beneficiam a comunidade de alguma forma. Em alguns, o interesse em promover a melhoria da qualidade de vida é tão destacado que não se divisa o que é atividade acadêmica e o que é ação de cidadania. Exemplo disso é o trabalho desenvolvido desde o ano passado por um grupo de acadêmicos de Psicologia contra o uso de drogas lícitas e ilícitas. O projeto “Dramatização Educativa” é realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria, Sesi, de Dourados, sob a supervisão da professora e psicóloga Eveli Vasconcelos, e tem assessoria em artes cênicas da coordenadora do ID_CURSO de Educação Artística, professora Cláudia Ollé. Por meio da encenação teatral – uma forma eficaz de se provocar o envolvimento ativo de uma platéia em situações reais, através da vivência virtual de fatos teóricos – os alunos do 5º ano de Psicologia, Carla Valota, Fabiane Vick, Fábio Zanin, Gisele Gotardi, Juliana Treuherz e Osvaldo de Andrade transmitem mensagens importantes para a prevenção contra o cigarro, bebidas alcoólicas e outras drogas. As narrativas simples e objetivas, mas desenvolvidas com performance de atores teatrais, são facilmente compreendidas, em 20 minutos de descontração, informação e sensibilização. A dramatização educativa já teve êxito pleno entre centenas de operários de empresas como a “Seara Alimentos” e o “Cortume Bertin”. Inclusive, elas motivaram funcionários a procurar ajuda psicológica por enfrentarem, na vida real, os problemas dramatizados. Essas pessoas estão sendo encaminhadas para atendimento no Núcleo de Psicologia. Devido à grande repercussão deste trabalho, o ID_CURSO está planejando para 2003 outros módulos, nos quais vão falar de Estresse, DST-AIDs e de doenças provocadas por esforço repetitivo. A professora Eveli Vasconcelos define o projeto como “exercício da cidadania empresarial”. “Esse trabalho salienta a importância da busca de novas políticas de reID_CURSOs humanos, como a adoção de programas participativos e medidas para se aumentar o fluxo de informações, sempre com a preocupação de valorizar a pessoas como indivíduo”, explica. As empresas que desejarem receber os acadêmicos da UNIGRAN para apresentações aos seus funcionários, podem entrar em contato com a coordenação do ID_CURSO de Psicologia pelo telefone 411-4109.