Acadêmicos de Nutrição inauguram Cozinha Experimental.

Entre utensílios de laboratório de Química e de cozinha doméstica, a 1ª aula foi de medidas de peso e volume. (abaixo) profª Priscilla Müller.
A turma de 2º ano de Nutrição realizou nesta quarta-feira a primeira aula técnica em sua própria Cozinha Experimental, em uma área de 140 metros quadrados que fica no 2º andar do Bloco IV. Neste laboratório montado para o ID_CURSO, pipetas, tubos de ensaio e balanças de precisão são utensílios de cozinha tão imprescindíveis quanto os liquidificadores, geladeiras, fogões industrias e fornos-microonda que fazem parte do equipamento. A professora Priscilla Sousa Müller, nutricionista com Especialização em Nutrição Clínica, explica que ali serão realizados experimentos, aulas práticas sobre conservação dos valores nutricionais dos alimentos e de como transformar em iguarias aquilo que muitos descartam no preparo de refeições. “As aulas dessa disciplina são ministradas a partir do segundo ano, quando os alunos observam as transformações físico-químicas e biológicas que ocorrem nos alimentos. Eles vão estar aprendendo a preparar pratos, a conservar nutrientes e a aproveitar alimentos que são jogados fora, como cascas, folhas e talos que contêm um valor nutricional maior que os próprios alimentos”, explicou. Até o final do ID_CURSO, os acadêmicos terão inúmeras aulas práticas, necessárias para sua formação acadêmica, e futura atuação profissional. E já no primeiro dia de aula na Cozinha Experimental, a turma de 52 alunos foi incumbida de uma tarefa. No final do semestre, eles terão de elaborar pratos com receitas novas, de aparência e sabor apetitosos e com bom valor nutricional, dentro do rigor científico das disciplinas do currículo. “O objetivo não é que eles saiam daqui para cozinhar, mas que saibam como fazer, para orientar as cozinheiras e prescrever alimentação aos pacientes que virão a tratar”, esclarece a professora.