Organizando recreio, projeto da Ed. Física reduz acidentes sofridos por crianças em Escola.

Alunos da Escola Castro Alves, cuja faixa etária vai até os dez anos, participaram do Recreio Dirigido, duas vezes por semana e se machucaram menos.
Mesmo sem estatísticas que comprovem as ocorrências com dados exatos, sabe-se que é grande o número de crianças que voltam da escola com escoriações e contusões. Às vezes, graves. A maior parte dos acidentes ocorre no horário do recreio. Muitos professores apontam como causa principal a "correria" das crianças durante o intervalo. Mas com toda a energia que elas têm, como evitar os pega-pegas e outras brincadeiras que inventam? Quatro acadêmicos do ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN parecem ter encontrado uma fórmula que pode solucionar a questão. Convidados pela direção da Escola Estadual Castro Alves, a maior escola pública de 1º e 2º Ciclos de Dourados (Educação Infantil e 1ª à 4ª séries do Ensino Fundamental), os estudantes do 2º ano Helenice Maia Toledo Vieira, Telma Sheila Correia Teixeira, Gleydson Urbano de Almeida e Francielle Gomes da Silva desenvolveram o projeto de extensão e pesquisa "Recreio Dirigido na Escola" entre maio e outubro deste ano. De tão bem conduzido, o projeto realizado sob orientação da professora Lourdes Lago Stefanelo foi aceito para ser apresentado no "FIEP 2003", o 17º Congresso Internacional de Educação Física, mês que vem, em Foz do Iguaçu, PR. O que eles fizeram foi aproveitar a energia das crianças em atividades planejadas para exercitar as suas capacidades sensório-motoras. Nos 20 minutos de duração dos recreios, os acadêmicos dirigiram coreografias, danças de rua, sessões de pintura e colagem, Capoeira e cantigas de roda. "As crianças viviam se acidentando, mas com as atividades elas se agrupavam mais em torno da gente e a correria diminuiu. Os professores relatam que os acidentes diminuíram em mais de 30%, no geral, e também que as crianças ficavam mais calmas depois dos intervalos", conta Helenice Maia. A estudante fala das vantagens adicionais do Recreio Dirigido, como atividade física complementar e sem cobranças para a criança, tais como o melhor relacionamento entre os alunos (redução das brigas) e a inserção e desinibição gradual daqueles mais tímidos, nas atividades de grupo. Helenice acredita que esse ID_TIPO de atenção pedagógica às crianças deveria existir em todas as Escolas do Município. A maioria dos professores da Castro Alves tem a mesma opinião. O Projeto de Recreio Dirigido foi considerado bom (6,7%), muito bom (50%) e excelente (33,3%) por eles e pelos funcionários da Escola. Sugeriram, inclusive, que esse trabalho passe a integrar o Projeto Pedagógico do Estabelecimento, sendo realizado diariamente nos dois turnos e com mais atividades, para atender aos seus mais de mil alunos.