Estudo de acadêmicas de Psicologia sobre estresse recebe nova menção honrosa.

Lisandra (e) e Patrícia – na foto com o psiquiatra José Carlos – e Samira reapresentaram em São Paulo trabalho que havia sido elogiado em Brasília.
As acadêmicas de Psicologia Lisandra Kusonóki Ferachin, Patrícia Ranzi e Samira Martins Garib foram novamente elogiadas por uma organização de evento de projeção nacional pelo estudo “Ser Melhor: Conhecendo o Stress, Vivendo com Qualidade de Vida, Um Trabalho com os Policiais Militares do 4º Pelotão de Fátima do Sul/MS”. O estudo, que recebeu os melhores comentários da organização do “II Encontro de Psicologia Comportamental da Região Centro-Oeste”, no início do mês, foi apresentado também em São Paulo, no “X Simpósio Brasileiro de Sono e IV Congresso Paulista de Sono”, eventos realizados pela Associação Paulista de Medicina, APM, sexta-feira e sábado passados. O estudo das acadêmicas da UNIGRAN é um dos que foram incluídos nos anais dos eventos, em Tópicos de Medicina do Sono. O médico-psiquiatra José Carlos Rosa Pires, docente da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de Campo Grande, participou do Simpósio e enviou um e-mail de congratulações à coordenadora do ID_CURSO de Psicologia da UNIGRAN, professora M.Sc. Sandra Luzia Haerter Armôa Lopes. Diz ele: “Fiquei maravilhado com a apresentação de suas alunas no X Simpósio Brasileiro do Sono. Não só eu, mas a comissão científica toda do evento. Parabéns a todos vocês”. O professor José Carlos é um dos palestrantes do “I Simpósio Sul-Mato-Grossense Sobre o Stress”, que se realizará na UCDB amanhã e sábado. As acadêmicas Lisandra, Patrícia e Samira foram convidadas por ele para fazer a comunicação de seu estudo também nesse Simpósio. O interesse em investigar o estresse profissional e suas conseqüências na vida pessoal dos policiais militares do “4º Pelotão da Polícia Militar”, de Fátima do Sul, cidade que fica a 25 km de Dourados e a 240 km ao sul da Capital do Estado, foi estimulado pelos próprios militares, que relataram vivenciar situações de conflito e desgaste emocional causado pela profissão. O estudo foi iniciado com a aplicação de questionário no qual 96% das respostas para a pergunta acerca da opinião deles quanto a um possível auxílio da Psicologia em sua profissão foram positivas. Com base nessa pesquisa, que inclui perguntas sobre a qualidade de vida, relações familiares, auto-imagem e imagem da corporação na sociedade local e outras, foram desenvolvidas dinâmicas de grupo e palestras que objetivaram a redução dos níveis de estresse e a melhoria da qualidade vida dos policiais.