Artigo: Carta aos formandos em Direito de 2002.

Terminamos o ID_CURSO e Iniciamos o Direito. JOSÉ CARLOS COINETH* Terminamos o ID_CURSO e iniciamos o Direito: diante da dor e do clamor dos órfãos de 11 de Setembro; diante das mais de 300 vítimas da ilha de Bali; diante dos mortos do cine-teatro da Rússia; diante de um mundo intolerante, que se revela na opressão e na morte de pessoas inocentes, como num conID_CURSO de miss mundo. Pessoas que por razões simples, estão fadadas ao alvedrio de governantes que, ao invés de lutar para o bem estar da comunidade humana, estão pré-ocupados em se manterem no poder. Terminamos o ID_CURSO e iniciamos o Direito: diante de um desmatamento ambiental que varre a cada ano uma floresta tropical correspondente a 3 ou 4 vezes a área territorial do Mato Grosso do Sul. Fazendo com que, a cada dia, deixe de existir uma espécie de animal ou vegetal. Terminamos o ID_CURSO e iniciamos o Direito: na ausência, do exercício de um direito básico, fundamental, que é o de coexistir, que é o de respeitar o Outro na sua cultura, no seu modo de vida. Ainda assim, terminamos o ID_CURSO e iniciamos o Direito na saída da pistolagem, da grilagem de terras para ouvir a voz do Outro que clama por justiça. Terminamos o ID_CURSO e iniciamos o Direito: na travessia que levou o nosso povo às ruas para dar um basta à intolerância do período militar e fazer nascer a nossa democracia. Que trouxe com ela, como nunca visto na história brasileira, os mais belos ideais humanos de justiça, liberdade, solidariedade e fraternidade. Terminamos o ID_CURSO e iniciamos o Direito: garantindo a intervenção do Brasil no plano do Direito Internacional, dizendo que, não pertencemos a um mundo sem história, sem passado e sem conteúdo, e mesmo aqui, no interior do interior da América Latina: aprendemos e ensinamos o que é Direito. Terminamos o ID_CURSO e iniciamos o Direito. A jornada é longa. Ainda há presos injustiçados, negros escravizados, crianças com fome. Pessoas que, diariamente são violadas em sua dignidade nas carvoarias da intolerância. Os desvalidos dessa causa, certamente não se diplomarão este ano! **Acadêmico e formando em Direito da UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados. Autor do livro O Direito e o Outro: Ensaio sobre a alteridade. Ethos, 2001. jcoineth@uol.com.br.