Futuros arquitetos, futuros empreendedores.

Acadêmicos de Arquitetura desenvolveram projetos de prédios comerciais, que foram lançados, hoje, no mercado imobiliário como se fossem reais.
Nesta manhã, os acadêmicos do 4º ano do ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo fizeram a exposição dos projetos arquitetônicos pedidos pelo professor da disciplina de “Tecnologia da Arquitetura e da Construção III”, engenheiro Rubens Di Dio, no início do ano. O tempo de elaboração relativamente longo mostra os portes dos trabalhos, que além de demandarem conhecimentos práticos e teóricos, requerem o desenvolvimento de habilidades acessórias, mas que são essenciais ao bom profissional. “Todo ano é pedido aos alunos a elaboração de projetos de construção civil, a fim de despertar o empreendedorismo, a criatividade, a percepção de interação com a comunidade e o trabalho em conjunto, porque em uma construção não há como se trabalhar sozinho”, disse o professor Di Dio. A turma se organizou em quatro grupos e cada qual ficou responsável pela simulação de um lançamento imobiliário, desde a idealização e confecção das plantas dos edifícios até as estratégias de divulgação e vendas. “Montamos uma construtora fictícia, cuidamos de toda a documentação legal, fizemos orçamentos dos materiais, os planos de financiamento, cronograma da construção, prazo de entrega da obra...”, disse a estudante Cláudia Aoki, “diretora de reID_CURSOs humanos” da empreendedora “Proarq”, que apresentou o prédio comercial “Ygarapé”, de custo estimando em R$ 5 milhões. Assim como este, os modernos edifícios “Bossa Nova”, “Poetikós” e “Cadiuéu” foram projetados com reID_CURSOs de Computação Gráfica – AutoCad – e apresentados ao público em outdoors, instalados na rua, e em banners dispostos no saguão do Prédio 2, onde se realizaram os lançamentos imobiliários que teve até lances criativos de marketing. Para destacar o Edifício “Cadiuéu” – nome de uma tribos indígenas sul-mato-grossenses, famosa por seus cavaleiros – a construtora “6 Associados” trouxe uma amazona que chamou a atenção de toda Universidade em sua montaria. Para o professor Rubens, a Exposição – que teve o patrocínio de várias empresas locais – representa o cumprimento da missão com louvores: “A formação (do arquiteto) não pode ser só arquitetônica, fechada à Arquitetura, tem que ser também administrativa”. O encerramento da atividade foi marcado por um café de confraternização, que contou com a presença da reitora da UNIGRAN, professora Rosa Maria D"Amato De Déa, e a coordenadora de Arquitetura e Urbanismo, professora Cynara Tessoni Bono, e vários professores do ID_CURSO.