Biomedicina: uma carreira em alta no mercado de trabalho.

O prof. Fernando Henrique é delegado do Conselho Regional de Biomedicina e coordenador do ID_CURSO de Biomedicina da UNIGRAN.
* Fernando Henrique Ignácio dos Santos Foi com grande satisfação que li o título acima em uma reportagem recente do “Jornal da Paulista”, da Escola Paulista de Medicina, órgão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e, também, um artigo no Jornal do Biomédico, veículo de comunicação do Conselho Regional de Biomedicina, o qual representamos em Mato Grosso do Sul. O Jornal relata que “os avanços científicos no mundo da Medicina e da Genética têm dado cada vez mais oportunidades de emprego aos biomédicos”. Fala sobre a criação e desenvolvimento da profissão de biomédico que, hoje, atua em análises clínicas, ambientais, bromatológicas e, como pesquisador, em institutos tecnológicos e de pesquisas, tanto em universidades como em entidades privadas. Citando o professor Sylvio José Cechi, presidente do Conselho Federal de Biomedicina, “o biomédico acompanha os novos avanços da ciência; ele se encaixa como uma luva nos novos campos” - além dos já citados, também na acupuntura, biologia molecular, fisiologia e muitos outros. Em Dourados, a UNIGRAN oferece o único ID_CURSO de Biomedicina de Mato Grosso do Sul, desde fevereiro de 2001, e já com o Diretório Acadêmico formado, realizou a Semana Acadêmica de 2002 em altíssimo nível, trazendo profissionais que atuam como pesquisadores na Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, e desenvolvendo ID_CURSOs e palestras em várias áreas. Nessas atividades, os acadêmicos puderam ter contato com a pesquisa científica. Faz poucos dias, levamos a maior delegação de estudantes ao 5º Encontro Regional de Biomedicina, realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu. Acreditamos que a presença dos nossos acadêmicos neste evento mostra o grande envolvimento deles com o ID_CURSO e com a profissão que seguirão no futuro. Várias atividades estão programadas para o ano de 2003, procurando envolver os acadêmicos com a comunidade cada vez mais e, tanto a coordenação do ID_CURSO como a direção da UNIGRAN estão empenhadas em parcerias com a sociedade, visando o benefício da comunidade.