AGROTEC 2023 prepara acadêmicos de Agronomia e Produção Agrícola para o futuro da agricultura

O evento contou com minicursos, visitas técnicas e palestras

AGROTEC 2023 durou três dias com palestras, minicursos e visitas técnicas

A Jornada Integrada dos cursos de Agronomia e Produção Agrícola da UNIGRAN - AGROTEC 2023 foi um sucesso. Com a temática voltada para ‘A Era Conservacionista’, o evento teve como objetivo imergir o acadêmico nas mais diversas áreas do conhecimento da profissão, além de trocar experiências e adotar práticas que farão a diferença no futuro da agricultura.

Os acadêmicos de Agrárias passaram três dias emergidos na temática, através de palestras, minicursos e visitas técnicas. O coordenador do curso de Agronomia, Mateus Secretti, explicou que o evento é uma forma de integralizar os cursos e aproximar os acadêmicos de empresas, mostrando a potencialidade que eles têm.

Sobre a temática, Mateus afirmou que ela foi escolhida para que os futuros profissionais estejam preparados para as adversidades que encontrarão após a graduação. “Esta temática de sustentabilidade vem ganhando cada vez mais força, principalmente por causa dessas variações climáticas bastante extremas que vêm ocorrendo no mundo. Então nós, como produtores de alimento, como principais responsáveis pela produção de alimento no mundo, nos preocupamos muito, porque essas mudanças e alterações climáticas envolvem diretamente na capacidade que o mundo, especificamente o Brasil, tem em produzir alimento. Então, falar de sustentabilidade no sistema agrícola é trazer alternativa para o produtor se preparar melhor perante estas adversidades climáticas, sempre conservando o bem maior dele que é o solo”, comentou.

Na palestra de abertura, a engenheira agrônoma Elaine Reis Pinheiro Lourente falou sobre ‘Solo e Clima: Conservação do solo como estratégia em tempos de eventos extremos’. Ela acredita que a temática é de grande importância para o futuro profissional, para que voltem a realizar práticas que beneficiem o solo e ajudem o produtor.

“É hora de trazer este tema para o centro, especialmente porque nós estamos vivendo momentos de mudanças climáticas que não estão concentradas apenas nas geleiras, mas que são vividas aqui. Nós estamos experimentando essas mudanças climáticas na nossa região, no Mato Grosso do Sul, nas fazendas de muitos produtores. Já não cabe mais a gente ficar arando o solo, gradeando o solo, incorporando cobertura, resíduos, restos de cultura, quando a gente deveria manter isso no solo e fazer o mínimo revolvimento possível, porque a gente quer que a água fique no solo, então eu preciso que essa cobertura funcione”, ressaltou a palestrante

Ela ainda afirmou que é importante falar sobre o conservacionismo ainda durante a graduação, para que o futuro profissional saiba orientar o produtor quando entrar no mercado de trabalho. “A importância é que a gente só consegue convencer alguém da necessidade de prática conservacionista quando a gente está convencido. Então, é hora de pegar todo o conhecimento acadêmico e transformar isso em conhecimento prático, que pode ser utilizado e deve ser utilizado pelos nossos acadêmicos, como convencimento, como argumento, convencimento para que o agricultor também possa adotar essas práticas”, reiterou.

Além das palestras, os acadêmicos puderam participar de visitas técnicas e minicursos, todos sobre a mesma temática. “Todos foram pensados, voltados para a sustentabilidade. O uso dessas tecnologias mais modernas, o uso de drones, por exemplo, no processo de aplicação, a mistura de eficiente de produtos e caudas, visando menor desperdício, visando toda essa parte sustentável. Além disso, a gente pôde destacar, dentro dos minicursos, alguns como manejo eficiente de produtos em campo”, apontou o coordenador Mateus Secretti.

Dia de Campo

Como parte da Jornada Integrada, no dia 11 de novembro acontece o 7º Dia de Campo AGROTEC, atividade em que acadêmicos de Agronomia e Produção Agrícola realizam a exposição de culturas em campo e trabalhos, afim de aliar a teoria e a prática. O evento acontece no Cantão do Bosque.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC