Acadêmicos de Engenharia Mecânica participam de minicurso de ‘Introdução às Ciências Aeronáuticas’

Acadêmicos de Engenharia Mecânica durante aula prática de encerramento do minicurso na Aplic

No último sábado, dia 20, o curso de Engenharia Mecânica encerrou o minicurso de ‘Introdução às Ciências Aeronáuticas’, ministrado pelo instrutor Oscar Fernandes Coiado Junior, que atua há mais de 35 anos na aviação. A aula prática de encerramento aconteceu na Aviação Agrícola Ltda Airpot – APLIC, onde também está localizado o Aeroclube de Dourados.

A Engenharia Mecânica Aeronáutica é o campo da Engenharia responsável pela projeção, fabricação e manutenção de aeronaves, como aviões, helicópteros, planadores, etc. Por serem bastante complexos em sua composição, o domínio de conhecimentos mecânicos, físicos e dinâmicos são imprescindíveis.

Na área de projeto, o engenheiro mecânico aeronáutico desenha as estruturas das aeronaves, define os materiais a serem usados, cria protótipos e realiza testes. Ele também planeja e implanta sistemas como motores, sensores e instrumentos de controle. Outra de suas funções, aqui, é a especificação de mecanismos de combustível, pressurização da cabine e trem de pouso.

Já na área da manutenção, o profissional coordena e realiza reparos em veículos aeroespaciais. Como eles precisam de inspeções constantes, cabe também ao engenheiro fazer manutenções preventivas, observando a qualidade de funcionamento de estruturas, sistemas e equipamentos.

O instrutor explicou que é necessário que os acadêmicos do curso tenham algum conhecimento sobre a aeronáutica. “O profissional engenheiro mecânico pode ser o responsável técnico pela projeção e manutenção de aeronaves, entre outras funções. No Brasil, nós temos a terceira maior fábrica de aviões do mundo e, aproximadamente, outras 12 fábricas, inclusive uma de dirigível, ou seja, temos uma grande área de atuação. Para atender essa demanda, temos muitas oficinas pelo país e o engenheiro mecânico especialista nessa área faz muita falta. Por isso, decidimos realizar esse minicurso, para trazer um pouco do conhecimento sobre a aviação e o mercado de trabalho, para que eles possam conhecer e considerar essa como mais uma área de atuação profissional”, disse.

Para o professor Igor Seicho Kiyomura, coordenador do curso de Engenharia Mecânica da UNIGRAN, o curso alcançou o objetivo. “Nomeamos  o curso como sendo de introdução porque é justamente um pontapé inicial sobre o assunto, que durou três finais de semana. As duas primeiras aulas foram teóricas, sendo que a primeira abordou as sobre as classificações das aeronaves, motores e regularização de voo, e a segunda, falou sobre a Física do vôo, entrando mais em contato com as disciplinas próprias da engenharia, como por exemplo mecânica dos fluídos, máquinas térmicas e motores a combustão. Vimos todos esses conteúdos na prática, aprendendo principalmente sobre como funciona a manutenção de uma aeronave”, apontou.

Para o acadêmico Elias Cardoso de Oliveira, do 7ª semestre, o minicurso foi extremamente importante, pois trouxe grande contribuição para a formação. “Enquanto acadêmico de Engenharia Mecânica preciso entender qual é a dinâmica utilizada na construção das aeronaves. Além disso, conhecer sobre os instrumentos utilizados no vôo e tudo relacionado ao funcionamento e operação das aeronaves é necessário, e as aulas teóricas trouxeram um grande esclarecimento sobre o tema. A aula prática coroou tudo isso, pois tivemos a oportunidade de conhecer aeronaves de perto e entender sobre os instrumentos e o funcionamento das manobras, por exemplo. Ouvimos falar muito sobre a atuação do engenheiro mecânico na indústria de alimentos, automobilística, de montagem de grandes peças, de máquinas e motores e pouco na aviação. Hoje, sabemos da importância do profissional nas ciências aeronáuticas, bem como passamos a considerar essa área para atuar”, concluiu o aluno.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC