14ª Semana Científica aborda as especialidades do médico veterinário sul-mato-grossense

Entre os dias 2 e 5 de maio, a 14ª Semana Científica de Estudos em Medicina Veterinária debateu as especialidades do médico veterinário sul-mato-grossense’. O evento foi organizado pelo curso de Medicina Veterinária da UNIGRAN e teve como objetivo difundir conhecimento entre acadêmicos e profissionais da área.

“O grande objetivo foi proporcionar para os acadêmicos experiências. Nós queremos que eles tenham uma rede de relacionamentos, que os alunos tenham contatos, experiências. Queremos trazer essas experiências para eles, através desses palestrantes todos de fora”, ressaltou o coordenador do curso, Thiago Leite Fraga.

Para a abertura do evento, os professores mestres Mércia Amaro Marquetti de Barros e Luciano Pereira de Barros foram os palestrantes convidados.

Luciano ministrou palestra com o tema ‘Tratamento de fraturas em cães, quais os princípios?’. Ele explicou sobre os princípios de fratura das osteossíntese em pequenos animais, principalmente cães, afirmando ser uma especialidade importante para o profissional.

“É importante, porque temos na traumatologia veterinária uma característica muito grande de pacientes traumatizados, paciente fraturas, então é necessário que os acadêmicos tenham ideia dos princípios, porque muitos serão ortopedistas no futuro. E, desta forma, é necessário o conhecimento deles no âmbito ortopédico, no âmbito dessa especialidade”, comentou.

Ele ainda ressaltou que a palestra veio para esclarecer, dar norte aos acadêmicos, porque muitos ainda não sabem qual especialidade seguir. “A ortopedia em animais é uma área em extrema ascensão”, assegurou Luciano Pereira de Barros.

Mércia ministrou a palestra ‘A consulta é oftalmológica: como conduzir?’ e uma oficina, com o tema ‘Princípios da consulta oftalmológica na prática’. O evento contou com diversas palestras e minicursos práticos.