Sincom 2023 debate diferentes narrativas da Comunicação

A Semana Integrada de Comunicação teve o tema ‘Storytelling: narrativas que conectam’

Sincom teve o tema ‘Storytelling: narrativas que conectam’

Entre os dias 24 e 28 de abril aconteceu a Semana Integrada de Comunicação – Sincom 2023. Com o tema ‘Storytelling: narrativas que conectam’, o evento teve o objetivo de trazer atualização para os acadêmicos, através de profissionais renomados e oficinas.

O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Oseias Iapechino, explicou que a comunicação é muito volátil, que ela evolui rapidamente, além de ser cultural, possuindo diversas vertentes, por isso é necessária a realização de eventos como esse, de atualização, principalmente para os acadêmicos.

“E, no momento, a gente percebe que as narrativas estão em alta. Elas estão dentro dos eventos, das empresas, do Governo e todas as esferas sociais. Então, na publicidade não seria diferente. O movimento das narrativas, do storyteling, da contação de história, da defesa de uma ideia por meio de uma história, vem muito forte nesses últimos anos”, comentou o coordenador.

Para a abertura da Sincom, foram chamados dois egressos do curso para ministrar palestra. Murillo Alencar e Junior Santos, que atualmente moram em São Paulo, contaram um pouco de suas trajetórias no mercado de trabalho.

Com o tema ‘Caminhos e agentes da Comunicação’, Murillo falou sobre o seu caminho na profissão, passando de estagiário em Dourados a profissional em uma produtora na capital paulista, apontando como o ramo da publicidade é amplo.

“Hoje eu estou em uma produtora. Isso quer dizer que o mercado é muito amplo, que podemos atuar de várias formas, em vários lugares e mostrei para eles um pouquinho do que já passei nestes lugares, a diferença deles e o que aprendi em cada um”, comentou Murillo.

Na palestra de Junior, ele apresentou uma perspectiva sobre como é trabalhar dentro de uma agência em São Paulo. “Comentei sobre o processo criativo que a gente tem dentre todas as agências de propaganda em São Paulo. Então, desde a concepção de uma ideia, até os desafios de você conseguir colocar uma campanha, uma ideia, um projeto na rua”, explicou.

Trabalhando fora do MS, os egressos afirmaram que o mercado de trabalho para o profissional está aquecido. “Hoje eu estou inserido no mercado de São Paulo, que é um mercado maior, um mercado mais de referência, mas aqui no interior eu percebo, porque eu tenho amigos que estão em agência aqui, que as pessoas e o próprio mercado já estão abrindo a cabeça para essa necessidade. Desde quando comecei o curso até quando me formei, já mudou. Então, eu acho que o mercado está abraçando cada vez mais”, ressaltou Murillo.

“O mercado tá superaquecido. Nós temos vários desafios que precisamos superar todos os dias dentro da nossa profissão, mas vemos que o mercado está muito aquecido, principalmente agora no pós-pandemia. As empresas estão buscando de novo o trabalho de comunicação, o trabalho de publicidade e propaganda. Então tenho visto um mercado promissor. Eu acho agora é o momento”, completou Junior.

Galo Awards

No último dia de Sincom, os acadêmicos e professores participaram do Galo Awards “Era uma Vez”, uma noite de festa, onde trabalhos realizados dentro do curso de Publicidade e Propaganda são premiados.

Confira a lista de vencedores:

Categoria Banner

Trabalho vencedor - Associação Atlética Midiática: Esporte, Conexão e Engajamento Estudantil do Curso de Publicidade e Propaganda da UNIGRANA

Acadêmicos - Jadson Barbosa Alves, Náthali do Carmo, Renata Godoy Nunes e Vitória Dias Braga

Categoria Vídeo

Trabalho vencedor - Chiquinho - O sorvete ideal para o seu amor ideal

Acadêmicos - Igor Passos Veiga, Gabriela Ayumi Yoshikawa Zachert e Camilly Comas Moura

Categoria Foto Artística

Trabalho vencedor - Foto Artística Corte

Acadêmicos - Náthali do Carmo

Categoria Foto Publicitária

Trabalho vencedor – Palhinha