Engenharia de Software promove palestra sobre como se diferenciar no mercado de trabalho

Acadêmicos discutiram os diferenciais de habilidades técnicas e comportamentais

Ronnei Peterson ministrou palestra sobre como se diferenciar no mercado de trabalho

Visando preparar os acadêmicos para a vida profissional, o curso de Engenharia de Software da UNIGRAN promoveu aos calouros e veteranos a palestra ‘Habilidades Técnicas x Comportamento: o que te diferencia no mercado de trabalho?’. Os estudantes aprenderam mais sobre conhecimentos comportamentais para um bom desenvolvimento da carreira.

O coordenador do curso, Marcos Alves Mariano, apontou que a palestra trouxe assuntos complementares importantes, a fim de preparar o acadêmico para o mercado de trabalho. “Em sala de aula os alunos adquirem conhecimentos técnicos da área e a palestra trouxe uma abordagem sobre conhecimentos comportamentais que um profissional deve ter em um ambiente de trabalho, para um bom desenvolvimento de sua carreira. Habilidades relacionadas a formas de comunicação, trabalho em equipe, liderança, entre outras, são importantíssimas para o sucesso profissional no mercado de trabalho”, explicou.

Marcos ainda afirmou que é necessário que o acadêmico saiba o máximo possível sobre a realidade do mercado de trabalho, porque assim ele terá êxito profissional.

O palestrante da noite, o bacharel em Ciência da Computação e empreendedor no Ramo de Tecnologia, Ronnei Peterson, explicou que dentro do mercado de trabalho é preciso aliar a técnica e as habilidades, mas destacou a importância das habilidades comportamentais, ou como podem ser chamadas, soft skills.

“Às vezes o universitário foca muito no Hard Skills, que é só técnica, e esquece que às vezes ele tem toda uma questão comportamental de iniciativa, que vai levar ele muito mais longe no mercado de trabalho. Então, eu trabalhei a partir desta linha, mas, obviamente, sem desmerecer as Hard Skills. E fiz isso trabalhando um pouco da minha história como empreendedor e como profissional da área, mostrando como que eu trilhei esse caminho e como que foi importante”, contou Ronnei.

Engenharia de Software

O palestrante apontou que a área de Engenharia de Software está em constante aquecimento, afirmando que há um déficit no mercado de trabalho com mais de 500 milhões de vagas. “Pensando em desenvolvimento de software, há muita vaga disponível e com salários muitos atrativos. Então, se tiver uma habilidade a mais, que é o inglês, o profissional tem a possibilidade de trabalhar no mundo inteiro, sem sair de casa, e podendo receber em dólar”, comentou.

O coordenador Marcos também reiterou a crescente da profissão, destacando a área de Inteligência Artificial, assegurando que é um ramo que tem revolucionado o mercado de trabalho que está aquecido.

Na UNIGRAN, o curso de Engenharia de Software é nota 5 pelo Ministério da Educação – MEC, em uma escala que varia de 1 a 5, possuindo uma ampla infraestrutura para o desenvolvimento de práticas específicas do curso, além de laboratórios de informática e robótica e um corpo docente altamente qualificado.

“A UNIGRAN tem a preocupação de preparar da melhor forma profissionais para o mercado de trabalho. Além de proporcionar conhecimentos teóricos, buscamos promover atividades práticas em laboratórios, para que o aluno assimile melhor os conhecimentos adquiridos. Também buscamos sempre uma aproximação com o mercado de trabalho, para que os nossos alunos já tenham conhecimentos da realidade de uma carreira profissional”, finalizou Marcos.