Revistas Científicas da UNIGRAN têm grande desempenho em classificação da Capes

Os periódicos científicos divulgam pesquisas realizadas na Instituição

Os periódicos científicos podem ser acessados no site da Instituição

As revistas da UNIGRAN, de divulgação científica, obtiveram um bom desempenho em nova classificação do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, do Ministério da Educação – MEC. A avaliação aconteceu no quadriênio 2017-2020, mas foram divulgadas no fim de 2022.

Esta avaliação realizada pela Capes é de grande importância para os periódicos científicos, já que norteiam a sua qualidade, dando maior credibilidade aos artigos publicados e assegurando a veracidade do conteúdo ao leitor.

“A avalição Qualis Capes é uma das mais importantes ferramentas de avaliação de um periódico cientifico. Tem como função nortear leitores graduados e pós-graduados, indicando a qualidade de suas leituras, assim como autores que pretendem divulgar suas produções em revistas idôneas. Dessa forma, uma IES que tem seus periódicos científicos bem ‘qualizados’ torna-se referência em produções acadêmico-científicas, o que lhe garante reconhecimento científico probo”, explicou a editora da Revista Transdisciplinar de Letras, Educação e Cultura da UNIGRAN - InterLetras, Nara Sgarbi.

A Interletras recebeu a “qualização” A4, a maior entre as revistas da UNIGRAN. Os outros periódicos científicos receberam a avaliação B2 (Revista Multidisciplinar da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIGRAN – Interbio), B3 (Revista Jurídica da UNIGRAN) e B2 (Revista Internacional de Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação & Mercado).

“Ser classificada como B2 no Qualis significa que a revista é considerada uma publicação de boa qualidade, que passou por um processo rigoroso de avaliação por parte da comunidade científica. Essa classificação é um indicativo de que os artigos publicados na revista são relevantes e apresentam contribuições significativas para a área de conhecimento em que estão inseridos”, apontou o editor da revista Comunicação e Mercado, Leandro Rennê Camilo.

O editor responsável pela Revista Jurídica da UNIGRAN, Helder Baruffi, ressaltou que o periódico é um “importante repertório de trabalhos e pesquisas acadêmicas e fonte de pesquisa nos cursos presencial e no ensino EaD da Instituição”, além de conter pesquisas “com referências em proposições legislativas do Congresso Nacional”. “Esse reconhecimento da revista representa também todo o esforço do corpo docente do curso de Direito da UNIGRAN no oferecimento de um ensino de qualidade”, concluiu.

No geral, os periódicos possibilitam a publicação de produções científicas de acadêmicos e professores da Instituição, permitindo maior visibilidade nas pesquisas, como explicou Wanderlei Onofre Schmitz, editor da Revista Interbio

“Além de difundir as pesquisas realizadas, melhorar o currículo dos alunos e professores, elas comprovam o comprometimento da Instituição com ensino, pesquisa e extensão”, completou Wanderlei.

Serviço

Para ter acesso às revistas da UNIGRAN, acesse o site www.unigran.br/dourados, clique na aba REVISTAS e escolha qual periódico deseja acessar.