UNIGRAN recebe ministro de carreira para firmar acordo de cooperação com universidades do Chile e Argentina

Durante a visita foi discutida a implantação da Rota Bioceânica

Ministro de carreira diplomática, reitora da UNIGRAN e representantes das instituições durante visita

A UNIGRAN recebeu, na última semana, o ministro de carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro, e representantes de instituições do Chile e Argentina. Esta é a 2ª visita do ministro ao Centro Universitário, onde discutiu-se sobre a Rota Bioceânica e os benefícios do projeto para o estado.

O Corredor Bioceânico e a Ferrovia Bioceânica são projetos para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana – IIRSA, que visam interligar os litorais do Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico no Cone Sul da América do Sul. A rota Bioceânica vai ligar, por Mato Grosso do Sul, o Brasil aos portos chilenos, passando pelo Paraguai e Argentina, sendo uma alternativa ao Porto de Santos (SP), encurtando distância e tempo para as exportações e importações brasileiras entre mercados potenciais na Ásia, Oceania e Costa Oeste dos Estados Unidos. A estimativa é de redução em 17 dias no transporte.

O ministro explicou que as visitas à UNIGRAN ocorrem devido a importância que ele dá às universidades. “Eu acho fundamental a participação de Instituições do Ensino Superior neste processo. Na minha experiência diplomática, eu sempre trabalhei, mesmo quando eu estava em outros postos, com universidades. Eu ia fazer palestras sobre economia brasileira e fomentava mecanismos de cooperação entre as universidades”, comentou.

“A academia faz parte do meu objetivo. As universidades sul-mato-grossenses têm que liderar esse processo de abertura ao mundo, aproveitando o corredor rodoviário Bioceânico e a modernização e a internalização da economia de Mato Grosso do Sul”, completou o ministro.

A reitora da UNIGRAN, Rosa Maria D'Amato De Déa, apontou que o ministro tem incentivado a criação de um grupo, com Instituições de Ensino Superior, como a UNIGRAN, para colaborar no desenvolvimento de projetos para as regiões de abrangência da Rota. “Para o progresso de qualquer região, é necessário conhecimento, e isso está dentro dos centros educacionais. A Rota irá beneficiar as regiões por onde passar, já que não será apenas para o trânsito de mercadorias, mas também para a economia, turismo, comércio, rede hoteleira, por exemplo. A UNIGRAN pretende participar desse avanço, porque acredita que são nas IES que estão as soluções e a evolução de projetos como este”, afirmou.

Egresso

Faz parte da comitiva do ministro, o egresso de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN e idealizador do Projeto FerroGuarani, Odilon Trindade Valençoela.