Alunos do Colégio UNIGRAN levam prêmios em Feira de Ciência e Tecnologia de Dourados

Os estudantes participam do Projeto De olho no Futuro, da Aceleradora Inova UNIGRAN

Alunos do Colégio UNIGRAN durante a Fecigran

Os alunos do Colégio UNIGRAN que participam do Projeto ‘De olho no Futuro’, parceria do curso de Engenharia Mecânica e da Aceleradora Inova UNIGRAN, fizeram sucesso na Feira de Ciência e Tecnologia da Grande Dourados – Fecigran – e conquistaram cinco prêmios. Além disso, um dos projetos foi indicado para ser apresentado em uma mostra internacional em 2023.

A Inova levou cinco projetos para a Feira, que foram o Viridi Domo, dos alunos Giovana Nascimento Cortez, Laryssa Ayumi Shinzato Shiroma e Maria Eduarda da Silva Freitas; Robô Anansi (Hexápode), de Ana Carolina Martins Capilé, Flávia Naomi Ito e Ludiwick dos Santos Peixoto; Robô de Salvamento, de Karen Galindo Ribeiro e Isabella Andriele Cardos; Filamentos de impressão 3D reciclados a partir de copos plásticos descartáveis, de Mário Eidi Akatsuka e Paulo Guilherme Schnaufer; e Pulseira SOS, de Lorena Alves Barbosa, Juliana Ferreira Rodrigues e Giovana Caloni Araújo Monge.

A diretora da Aceleradora, Simone Nihues, explicou que todos os alunos que participaram são da 1ª e 2ª série do Colégio UNIGRAN. O projeto, que começou no 2º semestre de 2022, tem o objetivo iniciar o estudante na pesquisa e estimular o desenvolvimento de projetos inovadores.

“Nos sentimos orgulhosos em contribuir com a formação desses alunos. Esta premiação é fruto de trabalho em equipe e dedicação”, comentou a diretora. Simone ainda destacou que o projeto ‘Filamentos para Impressora 3D’ ficou em 1º lugar na categoria Ciências Agrárias e Engenharias e foi selecionado para ser apresentado na Mostra Internacional de Tecnologia – Mostratec 2023.

Os criadores do projeto, Paulo e Mário, explicaram que o trabalho consistia em reciclar copos de plástico, normalmente usados para milkshakes, feito de polipropileno, o transformando em filamentos para impressora 3D. “O pessoal só compra e joga fora. Você não guardou um copo de milk-shake. Ele é muito desperdiçado em todo lugar. Então, a gente resolveu pegar ele e o transformar em Filamento de Impressora 3D, que é um negócio mais caro, com isso, a gente estava, basicamente, revalorizando aquele plástico”, comentou Paulo.

Eles apontaram que não haviam finalizado todo o experimento, já que um dos objetivos era colorir o filamento usando o pigmento da amora, por isso estavam inseguros em apresentar o projeto, mas foram surpreendidos.

“A gente queria ganhar quando iniciou o projeto, mas na hora que fomos apresentar e percebemos que não havíamos concluído nenhuma etapa do teste, nós achamos que iríamos perder”, lembrou Mário. “Mas nós fomos seguindo, recebendo o feedback dos professores que estavam avaliando. Então, começamos a reanimar e ter mais esperanças e graças a Deus conseguimos o 1º lugar”, completou Paulo.

Outro destaque da Feira, foi o robô Anansi, que é um artrópode para auxiliar no resgate, principalmente de vítimas de desabamento. A representante do grupo, Ana Carolina Martins Capilé, contou que foi uma experiência indescritível.

“Foi incrível! Mesmo que tenhamos ficado em 3º lugar, ganhar o prêmio significa que todos os esforços que colocamos no robô valeram a pena”, finalizou Ana.