UNIGRAN realiza II Simpósio Integrado de Tecnologia da Informação

O evento discutiu temas importantes da área de Tecnologia da Informação

O evento aconteceu de maneira on-line

Nos dias 21 e 22 de novembro, aconteceu o II Simpósio Integrado de Tecnologia da Informação da UNIGRAN – SITI. O evento é realizado pelos cursos da área de Tecnologia da Informação do Centro Universitário, com o intuito de abordar novas tecnologias e as tendências do mercado, contribuindo assim, com a formação do acadêmico.

O SITI foi realizado de forma on-line, para abranger tanto o curso presencial quanto os EaD. Segundo o coordenador do curso de Engenharia de Software, Marcos Alves Mariano, o evento trouxe temas atuais e relevantes da área de TI, priorizando a presença de profissionais com experiência de mercado ou acadêmica, para que os alunos estejam em sintonia com a realidade do mercado. “Isso pode nortear os acadêmicos na escolha de um segmento para sua carreia profissional”, comentou.

“Este ano, o evento trouxe uma abordagem sobre as principais metodologias de trabalho existentes para a produção de software, como também uma explanação sobre a Lei de Proteção de Dados Pessoais – LGPG, algo de muita repercussão nos últimos anos”, apontou o coordenador.

Marcos Mariano ainda ressaltou que todas as temáticas escolhidas para as palestras são de grande importância. “Metodologias Ágeis, apesar de não ser tão novo, se tornou essencial principalmente para as empresas de TI que aderiram o trabalho remoto, algo potencializado com a pandemia. E a LGPG é algo que empresas e desenvolvedores de software devem conhecer para implantar nos seus processos de gerenciamento de dados”, explicou.

O professor e especialista em Administração com ênfase em Gestão da Tecnologia da Informação, Wagner Mendes Voltz, foi o convidado para a palestra de abertura do evento, que teve o tema ‘E essa tal de Agilidade?’.

Ele explicou que as Metodologias Ágeis precisam ser entendidas pelos acadêmicos, porque são aplicadas pelas principais empresas brasileiras e também pelo mundo. “O aluno precisa entender o que elas são e como aplicá-las para estar em boas empresas para se trabalhar. A tendência é que a agilidade seja adotada por mais empresas nos próximos anos e o acadêmico precisa conhecer desse tema”, analisou.

Wagner esclareceu que as metodologias ágeis são uma “maneira de ser mais eficiente e eficaz na produção de um serviço, que pode ser software ou de qualquer outra natureza.  As metodologias ágeis pregam valorizar mais as relações humanas e de conhecimento do que a burocracia excessiva para a construção de algo”.

Ainda durante o evento, o cientista da computação Maurício José Ribeiro Rotta ministrou palestra com o tema ‘A LGPD e a importância para o Brasil’.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC