Projetada por acadêmicos, 1ª Alameda do Natal UNIGRAN é inaugurada

A exposição conta a Casa do Papai Noel e é aberta para visitação

A Alameda conta com a Casa do Papai Noel

A 1ª Alameda do Natal UNIGRAN foi inaugurada e já recebe visitações. Em parceria com o Sicredi, o espaço, que inclui a Casa do Papai Noel e a decoração do corredor entre os blocos 1 e 2, foi todo projetado e desenvolvido pelos acadêmicos do 4ª semestre de Design de Interiores.

A Alameda foi inaugurada com cerimônia, durante o entardecer. No evento, além de abrir o espaço para visitação, profissionais parceiros da UNIGRAN Decor 2022 foram homenageados. “É um prazer imenso construir sonhos com parceiros tão especiais”, comentou a presidente da Mantenedora da Instituição, Cecília Zaiuth. “Todos sabem que considero esta data especial. Este será um momento de visitar a magia do natal em família. Da nossa família UNIGRAN, para você”, mencionou Cecília, sobre a Alameda.

O coordenador da exposição, professor Douglas Raldi, explicou que a decoração faz parte de uma disciplina específica do curso de Design de Interiores, ministrada por ele. “É um projeto que nós desenvolvemos a partir da disciplina de Projeto Efêmeros e Cenográfico, em que os alunos têm a proposta de desenvolver, através da cenografia, daquilo que é passageiro, novas visualidades”, revelou.

“E, sempre quando se fala em Projeto Efêmero e Cenográfico, nós temos uma temática. Então, nós aproveitamos o Natal da UNIGRAN para construir a imersão dos nossos acadêmicos na realização de projetar, de entender a execução de um projeto efêmero, de confeccionar coisas especiais e exclusivas para a Alameda do Natal, ou seja, os alunos tiveram a experiência que se cobra na vida profissional já dentro da universidade a partir de estudos técnicos, teóricos e no desenvolver, no qual eles conseguiram realizar esta brilhante exposição”, completou Douglas.

Além disso, um dos diferenciais da UNIGRAN é colocar o estudante em contato com a vivência profissional, para sair da graduação preparado para o mercado de trabalho. “Um projeto como esse é para colocar os acadêmicos em contato com o mundo profissional e a UNIGRAN sempre investe nesse sentido, procurando parcerias e promovendo oportunidades para os acadêmicos aprenderem”, ressaltou a coordenadora do curso, Nathieli Keila Takemori Silva.

Durante a cerimônia, diversos profissionais foram à Instituição prestigiar a Alameda. “Eu achei super legal, já estava chegando de longe, vi a iluminação, já foi chamando atenção. Foi bem atrativo ainda na chegada”, expressou o arquiteto Jordano Valota.

Jordano ainda exaltou o compromisso da UNIGRAN com a experiência profissional, antes da formação. “É importantíssimo, porque às vezes você vê um abismo grande entre a teoria e a prática, são duas coisas muito importantes, mas muitas vezes elas não se comunicam. Então, quando o aluno começa a ‘pôr a mão na massa’ e a experimentar a prática, quando ele volta para a teoria, ele começa a questionar, assim consegue aplicar melhor a teoria na prática”, analisou o arquiteto.

A acadêmica do 4ª semestre de Design de Interiores, Ariela Cardoso da Silva, fez parte da equipe que projetou e montou a Alameda. Ela assumiu que eles ficaram assustados no início, porque não tinham experiência, mas, conforme foram traçando o planejamento, entenderam mais sobre a data e puderam fazer da melhor forma possível.

“Conforme fomos fazendo o projeto, fomos vendo que estávamos mexendo com o sentimento das pessoas, com o significado do natal. O que vem por trás dele? Então, a partir disso, começamos a executar nosso projeto, como a Caixa Instagramável, para que as pessoas fiquem com memórias afetivas gravadas, como se fosse uma caixa de presente e você dentro, que é uma das coisas que simbolizam o natal: o presente. Mas o que o presente representa? Nada melhor do que você estar dentro da caixa e enviar isso para alguém, como se você fosse o presente”, mencionou a aluna.

No fim, mesmo com dias e noites de trabalho, Ariela externou o sentimento de dever cumprido. “E hoje, depois de toda luta, de todas as noites e dias, tintas e tudo mais, ver tudo pronto é extremamente gratificante. Eu estou muito feliz com o resultado e eu fiquei muito feliz com tudo, porque eu achei que ficou muito bonito, e estou extremamente feliz”, finalizou.

Serviço

A Alameda do Natal fica aberta para visitação até o dia 15 de dezembro. A entrada é gratuita.