ID_CURSO ensina as técnicas do milenar Shiatsu, na "IV Semana de Fisioterapia".

Aluna exercita procedimento aprendido em colega. Ao fundo, o ft. Miguel Diniz orienta o uso de técnica que exige mais do massagista.
A aquisição de conhecimentos atuais e interdisciplinares é um dos fatores de formação do diferencial que todo profissional busca ter. A afirmação se aplica ao fisioterapeuta que domina o Shiatsu. Essa técnica muito familiar aos chineses, japoneses e indianos está sendo rapidamente difundida no Brasil e procurada por profissionais de Saúde. Segundo o fisioterapeuta paulista Miguel Diniz, docente do ID_CURSO de Medicina Holística do Senac, de Campo Grande, médicos de todas as especialidades e psicólogos estão cada vez mais encaminhando pacientes para essa terapia que utiliza os mesmos princípios da Acupuntura. “No Rio de Janeiro e em São Paulo, o Shiatsu está muito bem conceituado e as pessoas estão se tornando adeptas. Os próprios médicos, que têm conhecimento dessa técnica ou sabem os benefícios e os efeitos fisiológicos que ela proporciona, estão encaminhando pacientes para as terapias integrais e terapias alternativas”, diz Miguel Diniz, que está desenvolvendo desde ontem, na UNIGRAN, um ID_CURSO de Shiatsu para acadêmicos de Fisioterapia e profissionais da Saúde de Dourados. O ID_CURSO integra a programação da “IV Semana Acadêmica de Fisioterapia” e da “I Jornada de Fisioterapia de Dourados”, que têm por diretriz a interdisciplinaridade. “O fisioterapeuta já tem o conhecimento de anatomia, então nós estamos aproveitando esse conhecimento e dando noções básicas de Medicina Oriental, enfatizando alguns princípios como Yin e Yang, polaridade energética, a Teoria dos Cinco Elementos de integração do homem com a natureza, e conhecendo os canais e meridianos para cada órgão em especial”, acrescenta o professor. Miguel Diniz explica que o Shiatsu visa a restabelecer a saúde por meio de toques terapêuticos com as mãos, pressão e descompressão, nos meridianos energéticos da Acupuntura. Massageando-se pontos determinados ao longo desses meridianos, consegue-se melDATA_HORAr o funcionamento dos sistemas musculares, ósseo e circulatório, bem como órgãos específicos, como o coração, o baço, o fígado, o pâncreas etc. Ele observa que o Shiatsu e a Acupuntura são reconhecidos no mundo inteiro – no Brasil existem, inclusive, faculdades de Acupuntura – e que a milenar Medicina Oriental vem acrescentar qualidade ao trabalho do fisioterapeuta.