Jornada Acadêmica traz os avanços tecnológicos na área de Radiologia

O evento apresentou uma nova visão da profissão para os acadêmicos

Evento ressaltou a versatilidade da profissão do tecnólogo em Radiologia

Com o tema ‘Avanços Tecnológicos de Radiologia’, o curso de Tecnólogo em Radiologia da UNIGRAN realizou, entre os dias 7 e 9 de novembro, a sua Jornada Acadêmica. O evento promoveu e instruiu os acadêmicos do curso, quanto à diversidade de áreas de atuação.

Neste ano, a temática girou em torno das evoluções tecnológicas e como elas afetam o trabalho do profissional. O coordenador do curso, Fábio Rodrigues de Souza, explicou que, devido estes avanços, “os métodos por imagem estão fornecendo um diagnóstico cada vez mais preciso” e, por isso, é necessário se atualizar.

“Os palestrantes abordaram as gerações dos equipamentos, apontando as evoluções e particularidades até o modelo mais novo que estão sendo operados hoje”, apontou o coordenador.

Além disso, a Jornada trouxe uma nova visão da profissão para os estudantes, ressaltando a sua importância e versatilidade. “Os acadêmicos refletiram sobre o quanto o tecnólogo em Radiologia é importante para o diagnóstico final realizado pelo médico radiologista. Para um bom laudo é necessário executar um exame de qualidade. Um dos objetivos da Jornada é justamente mostrar as ferramentas mais modernas de equipamentos como a mamografia e a tomografia computadorizada que são capazes de detectar desde doenças menos agressivas até o câncer”, comentou.

Entre os palestrantes da Jornada, está a egressa do curso, Thais Silva. Ela falou aos acadêmicos sobre o exame de mamografia, a sua história e evolução na detecção do câncer de mama. “É muito importante abordarmos esse tema, porque a mamografia está presente em nossas vidas, nas vidas das nossas mães, irmãs e tias e, ainda, é um tema pouco abordado. Recentemente saímos do ‘Outubro Rosa’, momento em que muitas pessoas vêm a mamografia como um meio de detecção do câncer de mama. Por isso, trouxemos essa abordagem para o evento, para os alunos poderem ter este contato e verem como a mamografia evoluiu dentro da Radiologia e dentro da Medicina Diagnóstica”, explicou.

Como egressa, Thais avalia o quão importante é a oportunidade de aprendizado durante as Jornadas Acadêmicas por, muitas vezes, ser o primeiro contato do acadêmico com algumas áreas. “Para muitos, este é o primeiro contato com algum tipo de palestra, algum conteúdo especifico para a profissão. Então, é nesse momento que vislumbramos a Radiologia, que se entende como parte da radiologia. É o que nos faz chegar mais perto da nossa visão como futuros profissionais”, ressaltou a palestrante.