Agrotec 2022 discute o fortalecimento regional e exalta profissionais do MS

O evento ainda ressaltou a importância dos egressos da Instituição no cenário Agro

A Agrotec 2022 ressaltou a qualidade dos profissionais do Estado

A UNIGRAN realizou, nos dias 26, 27 e 28 de outubro, a Jornada Integrada dos cursos de Agronomia e Tecnologia em Produção Agrícola – Agrotec 2022. Com o tema ‘O Fortalecimento Regional’, o evento teve o objetivo de expor a qualidade dos profissionais da região, principalmente de egressos dos cursos, proporcionando troca de conhecimento com os acadêmicos.

A programação contou com diversas palestras, além de minicursos e visitas técnicas, todos ministrados por profissionais que passaram pela UNIGRAN, seja como docente ou egresso.

O coordenador de Agronomia, Mateus Secretti, apontou que todos os palestrantes escolhidos são da região, para poderem inspirar os acadêmicos. “Quando pensamos nos palestrantes, buscamos ex-coordenador, ex-professor, que hoje estão em outra área do mercado. São pessoas que servem de inspiração para esses alunos”, comentou.

“Eu acho que o nosso principal objetivo de fortalecimento regional é mostrar que a nossa região tem uma potencialidade muito grande, nós temos as ferramentas, só precisamos de profissionais qualificados para que essas ferramentas sejam bem utilizadas”, complementou o coordenador.

Além disso, Mateus explicou que vários minicursos estavam focados na tecnologia, que tem se unido à agricultura, fazendo-a despontar na região. “Esse tipo de informação torna esse profissional mais ‘tecnificado’, deixa ele mais sagaz no mercado. Ele consegue pensar à frente, então, isso possibilita com que ele seja múltiplo e um profissional múltiplo hoje não fica sem trabalhar”, afirmou.

Abertura

Para a abertura a Agrotec, o agrônomo e ex-docente da UNIGRAN, Fábio Régis de Souza, ministrou palestra com o tema ‘Manejo do solo para ambientes degradados, visando altas produtividades’.

“Dentro da ênfase do manejo do solo para altas produtividades, nós tentamos traçar alguns paralelos, principalmente com relação aos benefícios da matéria orgânica no solo, o efeito da matéria orgânica no solo, a plantas de cobertura, produção de raízes e diversidade biológica. Então, a palestra se resumiu a estes tópicos, além de discutir a importância dentro de um sistema de manejo visando altas produtividades, principalmente para a cultura da soja”, explicou o palestrante.

Dentre os destaques da palestra, está a diversidade biológica, que é a “presença de
espécies compondo um sistema de produção pra aumentar a diversidade biológica, aumentar a quantidade de microrganismo, diversidade de microrganismos”.

“Temos entendido e a ciência tem apontado que isso potencializa o aumento da produtividade da agricultura. Então, é uma coisa que já falamos há muito tempo, mas na prática ainda precisa ser mais aplicada. Vamos tentar criar condições para
que as plantas se desenvolvam nesse ambiente com diversidade biológica”, comentou Fábio.

Além disso, o palestrante deu dicas sobre o mercado de trabalho, pontuando características que as empresas procuram em profissionais, como a proatividade, a rápida solução de problemas, a confiabilidade e o comprometimento.

“Uma coisa que as empresas procuram, primeiro, é uma pessoa que seja proativa, que não fique criticando, mas ache soluções para os problemas ou pelo menos indiquem soluções.
Segundo, uma pessoa que não fique observando apenas os erros das possíveis situações que ocorram, mas que ela se envolva e ache essas soluções. Terceiro, começar sempre pelo mais importante. O que é o mais importante a ser executado dentro de uma empresa agora? O que eu, como profissional, no mercado de trabalho, posso melhorar nesse sentido? As empresas querem pessoas que sejam dedicadas, comprometidas, leais, sérias e proativas”, finalizou Fábio.