12º Salão de Pesquisa da UNIGRAN promove divulgação de pesquisas acadêmicas

O evento foi promovido pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Instituição

O professor Felipe Chiarello de Souza Pinto ministrou palestra de abertura do evento

A UNIGRAN, através do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – CEP, realizou o 12º Salão de Pesquisa, juntamente com o 15º Encontro de Iniciação Científica e a 10ª Mostra de Pós-Graduação. O evento, que teve como tema ‘Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil’, é um importante meio de propagação de pesquisas acadêmicas, de diversas áreas do conhecimento.

A programação do Salão de Pesquisa foi composta por palestra, apresentações de pesquisas, nas formas oral, banner e web conferência, além da mostra de projetos e ideias inovadoras.

A coordenadora do CEP, Ana Amélia Gomes, apontou que o evento é de grande importância, não só pela quantidade de pesquisas apresentadas, mas também pela relevância ao futuro do acadêmico.

“A apresentação no Salão permite que os participantes tenham publicações durante a academia, sendo importante na construção do seu currículo e, tendo por consequências, melhores desempenhos para iniciar um mestrado e também em concursos”, comentou Ana.

Na abertura do evento, o CEP convidou o professor Felipe Chiarello de Souza Pinto, que ministrou palestra sobre a temática central do evento. “Demonstrei quais são as possibilidades que têm na universidade de fazer uma carreira efetiva dentro da pesquisa, inclusive no modelo norte-americano, europeu. Virando a chave da sua vida. É uma oportunidade de vida, essa é a ideia que eu quis passar para os participantes”, comentou.

O professor ainda ressaltou a importância do evento, já que acredita que o Brasil tem muito potencial para pesquisa. “Acho que pesquisa é o que pode ser o futuro do presente da universidade brasileira, só basta saber quando é que a gente vai começar”, finalizou.

Pesquisas apresentadas

As inscrições de projetos contemplaram dez eixos temáticos: Ciência, Tecnologia e Inovação; Ciências Biológicas e Produtos Naturais; Ciências da Saúde; Diversidade e Cultura; Educação e Ética; Habitação e Planejamento Urbano; Meio Ambiente e Produção Vegetal; Mídia e Comunicação; Negócios Empresariais e Agronegócios; Direito: O Estado, a Dignidade e a Promoção do Ser Humano.

No eixo Ciências da Saúde, as acadêmicas Jovana Pandolfo e Caroline Cristina Pacífico, do curso de Nutrição, foram as vencedoras. As estudantes apresentaram pesquisa sobre ‘Avaliação das alegações nutricionais nas embalagens de alimentos ultraprocessados’ e ‘Leite humano distribuído por bancos de leite em 2021’, respectivamente.

“Participar do Salão de Pesquisa foi muito bom para agregar conhecimento, tanto com o meu trabalho quanto com os de outros que estavam lá assistindo. Sentir que pude contribuir com o conhecimento de outras pessoas também foi muito gratificante. Esse é o segundo Salão de Pesquisa que participo, em 2019 também apresentei”, comentou Caroline.

“Foi uma experiência ótima. É Importante para estar sempre atualizado, além de ser uma experiência única”, complementou Jovana.