‘Projeto de Vida’ auxilia escolas com o Novo Ensino Médio

O programa cede a estrutura e corpo docente da Instituição para ministrar aulas

Alunos do Ensino Médio têm aulas em laboratórios dos cursos da UNIGRAN

A UNIGRAN iniciou nesta terça-feira, 18, o Projeto de Vida, um programa da Instituição que tem o objetivo de auxiliar escolas do Mato Grosso do Sul com o Novo Ensino Médio. Para a 1ª turma, foram recebidos alunos da Escola Estadual Odete Ignêz Resstel Villas Boas, do município de Nioaque.

O projeto vem ao encontro da Lei nº 13.415/17, que prevê um Novo Ensino Médio, com alterações no currículo, como o aumento da carga horária e a implementação de itinerários formativos, sendo um deles a formação técnica profissional. Com isso, muitas escolas públicas enfrentam dificuldades, já que muitas não possuem estrutura ou corpo docente necessário para a demanda.

Com o Projeto, a Instituição visa contribuir com estas escolas, utilizando a sua estrutura e corpo docente para ministrar aulas para os estudantes do Ensino Médio. “As escolas têm a oportunidade de trazer seus alunos para participar de aulas e outras atividades ministradas por nossos professores nos laboratórios dos nossos cursos, sobre temáticas exigidas pelo novo Ensino Médio. Assim, além de cumprir o currículo, a escola incentiva a continuidade dos estudos e a escolha da profissão”, explicou o gestor de Relacionamento Corporativo da UNIGRAN, Gleiber Nascimento.

A Instituição tem sempre investido nos estudantes do Ensino Médio, com a atenção voltada para o futuro deles. “Além de garantir a melhor qualidade na formação superior dos nossos alunos, a UNIGRAN também sempre buscou auxiliar os estudantes do Ensino Médio na fase anterior, extremamente importante, que é a escolha da carreira. Para isso, criamos a Feira das Profissões, um dos maiores eventos educativos do estado, e atendemos a solicitação das escolas abrindo nossos laboratórios para visitação”, ressaltou.

Durante a 1ª aula do Projeto Vida, os estudantes de Nioaque tiveram aulas de Física, no Cantão do Bosque, Biologia, no Laboratório de Anatomia, e de Química, no Laboratório de Farmacotécnica.

Um dos professores responsáveis pela visita, José Gonçalves de Oliveira Junior, exaltou o programa da UNIGRAN, apontando que todos os estudantes ficaram muito interessados nos conteúdos e contentes com a experiência adquirida.

“Foi gratificante. É muito bom ver as expressões de animação e interesse dos alunos ao entrarem em contato com os professores e o ambiente de graduação, principalmente por ser uma realidade completamente diferente. O Projeto de Vida é essencial para construir um futuro acadêmico e profissional. Ter esse tipo de visão voltada ao aluno de Ensino Médio é de extrema importância” comentou o professor.

Jefferson Corrêa de Oliveira, da 3ª série do Ensino Médio, foi um dos alunos que participou das aulas. Para ele, o Projeto de Vida foi importante, porque eles puderam sair da “zona de conforto” e aprender em um ambiente diferente.

“Eu achei bem interessante, principalmente para nós da escola pública, de uma cidade do interior, porque nós não saímos muito da escola, da cidade para ter um dia diferente, uma aula diferente em outro lugar. Ter vindo para a UNIGRAN foi bem interessante para nós, bem legal, porque saímos do conforto da nossa escola e do nosso dia a dia para ter uma aula diferenciada, como as aulas de Anatomia e Química. Só tenho a agradecer por tudo”, destacou.

Serviço

Para participar do ‘Projeto de Vida’ basta encaminhar um e-mail para gleiber.nascimento@unigran.br, com um ofício, contendo proposta de data, quantidade de alunos que participarão e a proposta de aula. O documento deve ser assinado pelo diretor da escola.