Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN lança a 8ª Casa do Estudante

O tema deste ano é ‘Biofilia’

As casas são construídas pelos acadêmicos do 2º semestre de Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN lançou a 8ª edição da Casa do Estudante. Com o tema ‘Biofilia’, a mostra é realizada pelos acadêmicos do 2º semestre, que construíram duas casas no Hall do Salão de Eventos da Instituição.

A professora Rosane Ferreira Lima Brogiatto, que ministra a disciplina Projeto II, é quem comanda a atividade. Ela explicou que toda a turma faz projetos de casas, imaginadas para estudantes universitários, e, por fim, eles escolhem os cinco melhores para expor. Depois, os professores e acadêmicos escolhem o melhor. Com isso, o acadêmico do projeto escolhido é considerado, naquele momento, o arquiteto da turma.

Rosane apontou que a mostra foi criada com o intuito de envolver os calouros do curso nas atividades práticas. “Esse projeto traz o acadêmico para essas atividades, para que eles se sintam no ambiente de obra mesmo. Os alunos começam a participar da vida profissional, saem pedindo patrocínio, começam a fazer toda a parte de obra, como pintar, parafusar, pregar, a interagir com o grupo. Então assim, eles têm a vivência, a experiência na prática, fazendo tudo e em pouco tempo”, comentou a professora.

Maria Eduarda Borba foi uma das acadêmicas que tiveram o projeto escolhido, sendo considerada a arquiteta da turma. Para ela, ser escolhida foi muito importante. “Sensação de extrema responsabilidade e, com certeza, fiquei muito feliz por ser a escolhida, mas por estar no primeiro ano do curso ainda estava um pouco perdida, porque não sabia por onde começar, como lidar com todos imprevistos que aconteceram e como coordenar tudo para que desse certo. Entretanto, tive muita parceria da minha turma e amigos para lidar com todas as situações e conseguimos, juntos, fazer um ótimo trabalho”, revelou.

A acadêmica ainda ressaltou o contentamento com o resultado, mesmo com um prazo curto para a construção. “A experiência em si foi incrível, foi muito bom para ter uma noção de como acontecem as obras, além de aprimorar nosso trabalho em equipe. Nunca imaginávamos que era possível construir uma casa do zero em apenas um final de semana. Felizmente conseguimos, dando nosso melhor em cada cantinho da casa, deixando em cada cômodo a identidade de cada aluno que colaborou com esse projeto. Estou muito contente com o resultado final e a única sensação hoje é de missão cumprida”, finalizou.

A Casa do Estudante fica disponível para visitação até o dia 23 de outubro. A entrada é gratuita.