Acadêmicos de Publicidade realizam desfile de moda sustentável

Fashion Show apresentará a Coleção Suttura, criada a partir de roupas que seriam descartadas

Nesta segunda-feira, 17, a partir das 20h, o Salão de Eventos da UNIGRAN será palco do primeiro Fashion Show de moda sustentável. O desfile organizado pelos acadêmicos do 6º semestre do curso de Publicidade e Propaganda é aberto ao público em geral e marca o encerramento do planejamento das ações de Marketing Verde, elaboradas para as disciplinas de Ecomarketing, ministrada pela professora Thaíse Dias e Planejamento de Campanha, da professora Evelin Gomes.

Na oportunidade será apresentada a Coleção Suttura, criada inteiramente a partir de roupas usadas, rasgadas, manchadas e que, possivelmente, seriam descartadas de maneira indevida. No total, os discentes conseguiram arrecadar 340 peças que, após uma curadoria, foram selecionadas algumas para serem transformadas em novos looks pelas mãos de costureiras referência no assunto e parceiras da ação – Catarine Maciel, do Realmente Cat Brechó e Thalísia Lunas, do Monde Brechó. Com criatividade e estilo, elas aproveitaram os modelos e os tecidos empregando o processo de upcycling, técnica sustentável de reutilização de produtos e de resíduos com o objetivo de diminuir o impacto ao meio ambiente. As peças que não integrarão o desfile serão doadas a instituições filantrópicas da cidade.

Visando a popularização da campanha, os alunos criaram uma conta no Instagram (@suttura.co) para o compartilhamento das informações e das etapas da ação, bem como conteúdos a respeito de tendências sustentáveis da moda. Além disso, a população douradense poderá acompanhar ao vivo todas as etapas do desfile no perfil da Coleção Suttura.

Ações de Marketing Verde

Motivados por diversas discussões em sala de aula sobre a questão ambiental, atuais iniciativas sustentáveis das marcas, estratégias de marketing com apelo ecológico e as mudanças comportamentais dos consumidores, ao terem como foco o universo da moda, os alunos buscam discutir a respeito da atual tendência do upcycling. De acordo com a comissão organizadora do projeto, a Coleção Suttura visa despertar o olhar da comunidade acadêmica e da população de Dourados em relação ao impacto da moda, ao consumo e o descarte de roupas no meio ambiente.

A ideia do projeto de extensão é demonstrar que essa pode ser uma alternativa viável e, até mesmo, sustentável para o referido mercado, considerando que a indústria têxtil é uma das mais poluentes do mundo. “Com a Suttura buscamos evidenciar o quão necessário é discutirmos e implantarmos por meio do marketing verde algumas ações de responsabilidade socioambiental nas empresas. Nosso intuito com o desfile é repensar o nosso consumo e mostrar que a vida útil de uma peça vai muito além do que imaginamos. Tanto que os estudantes precisam estar atentos a essa nova tendência de mercado, sendo capazes de planejar e executar ações criativas que despertem uma visão e uma utilização consciente de nossos recursos ambientais”, destacou Thaíse Dias, coordenadora do projeto de extensão.