Estudantes de diversas cidades do sul do Estado passam pela Feira das Profissões UNIGRAN 2022

O evento tem como objetivo ajudar os adolescentes a decidir sobre a sua futura profissão

Todos os cursos da Instituição organizaram atividades para receber alunos do Ensino Médio

A Feira das Profissões 2022 foi um sucesso! Estudantes do Ensino Médio de diversas cidades da região Sul do Mato Grosso do Sul que passaram pela UNIGRAN nos dias 4, 5 e 6 de outubro, com o objetivo de fazer a decisão mais assertiva sobre a sua futura graduação.

O evento aconteceu no Salão de Eventos da Instituição e reuniu todos os cursos presenciais, além de stands representando os cursos a distancia e semipresenciais. No local, os estudantes puderam interagir com professores, coordenadores, acadêmicos e até com equipamentos, ferramentas e instrumentos utilizados nas graduações, promovendo a troca de informações entre eles.

A Escola Estadual 13 de Maio, de Deodápolis, visitou a Feira pela 2ª vez. O coordenador, André Luiz Fernandes Gonçalves, apontou que muitos estudantes quiseram vir à Instituição para tirar todas as dúvidas sobre a profissão que desejam seguir.

“Na primeira vez nós ficamos umas quatros horas aqui, então eles conseguiram ver bastante cursos, conhecer várias partes. Eles têm gostado bastante da Feira”, comentou. “E isto tem sido bom, porque alguns desistiram do curso que imaginam que fariam e outros seguiram o caminho inverso. Então, isso ajuda bastante eles”, completou.

Outra escola que veio à Dourados foi a Escola Estadual Ester Silva, de Bela Vista. A estudante Ana Paula Silva Rojas fez a visita para saber mais sobre o curso de Psicologia, porque estava em dúvida sobre a sua graduação. “Eu quero fazer Psicologia, mas eu estava em dúvida. Agora, minha vontade de fazer aumentou, porque quando as meninas me falaram, me explicaram bastante sobre o curso, me identifiquei ainda mais com o curso e fiquei mais apaixonada”, ressaltou.

Ela e sua turma estavam ansiosos para conhecer a Feira das Profissões. Alana de Sá Oliveira, também de Bela Vista, destacou a ação da Orientação Profissional, já que alguns colegas não sabiam o que fariam no Ensino Superior.

“O fato de ter uma orientação para ajudar a escolher a graduação, caso esteja perdido, é ótimo. Um amigo não sabia o que queria fazer, então vir a feira foi muito bom para ele escolher, para ver o que que ele gosta mais e as pessoas, acho que o principal que eu mais gostei, é que as pessoas realmente estão ajudando a entender o curso e falar sobre o curso para te ajudar a saber o que você quer fazer”, ressaltou.

Não só os alunos do Ensino Médio aprovaram a Feira, mas os acadêmicos da UNIGRAN também apontam que o evento é de grande importância para quem ainda busca uma graduação. “Trabalhar na Feira das Profissões é uma experiência muito gratificante, é muito gostoso a gente poder apresentar para os jovens, os adolescentes as possibilidades que a gente tem, não só na área da Enfermagem, mas também de todas as outras profissões sendo na área da saúde, das engenharias, na área das exatas”, comentou a acadêmica do 10º semestre de Enfermagem, Poliana Costa Benatti.

Uma atividade que se destacou neste ano foi dos cursos de Enfermagem e Técnico em Enfermagem. Além das ações tradicionais, eles trouxeram um carro batido à Feira, para simular uma retirada rápida de acidente automobilístico. “Dentro dessa simulação, a gente consegue mostrar a autonomia do enfermeiro e do técnico em Enfermagem dentro do serviço de socorro, porque muitas pessoas não conhecem. Às vezes, vêm os profissionais do SAMU trabalhando, mas não sabem que a equipe é composta também por técnicos, socorristas e enfermeiros. E aí, a gente consegue passar para eles o que que a gente faz nesse atendimento, além de se divertir bastante, porque eles ficam bastante atraídos pela fumaça e pela movimentação e tudo mais”, apontou Poliana.