Odontologia realiza 9ª Jogran e aborda as novas tecnológicas e suas aplicabilidades

A Jornada apresentou palestras e minicursos aos acadêmicos e profissionais

Jornada trouxe novas tecnologias e atualidades para os estudantes

O curso de Odontologia da UNIGRAN realizou, entre os dias 28 e 30 de setembro, a 9ª edição da Jornada Acadêmica de Odontologia – Jogran. Este ano os participantes debateram os ‘Avanços tecnológicos e suas aplicabilidades na Odontologia’.

De acordo com a coordenadora do curso, Tainara Bielecki Yamanaka, anualmente, o evento apresenta aos acadêmicos e profissionais a oportunidade de vivenciar experiências na área, por meio de palestras e minicursos. Neste ano, a temática se deu pelo grande avanço tecnológico, de onde surgem novas técnicas e procedimentos.

“A Jornada tem o objetivo de inteirar os acadêmicos das novas tecnologias e atualidades, possibilidades de atuação em diversos segmentos da área odontológica, especialidades, mercado de trabalho e perspectivas futuras, com relação à profissão, agregando a experiência de conhecer palestrantes de todo país. Este projeto tem ainda um objetivo secundário de promover a integração entre os profissionais, estudantes e professores do curso, e transmitir uma visão da Odontologia no contexto atual e futuro”, explicou a coordenadora.

Para a abertura, o dentista e professor mestre, Gabriel Galvão, foi convidado para ministrar palestra com o tema ‘PRF (Fibrina Rica em Plaquetas e Leucócitos) e suas aplicações na odontologia’.

Ele explicou que a PRF é uma tecnologia nova no Brasil, mas que tem sido pesquisada desde 2001, com várias publicações internacionais. Segundo Gabriel, a finalidade desta técnica, realizada através do uso de concentrados sanguíneos, é estimular a reparação de tecidos e o ganho de volumes.

“Nós fazemos a coleta de sangue do paciente, centrifugamos a mostra em uma centrífuga especial de laboratório, então, é possível introduzir isso de volta em vários campos da Odontologia. Então, consegue-se induzir a cicatrização de áreas onde normalmente a cicatrização pode estar afetada, debilitada ou não acontecendo”, ressaltou o professor.

Através desta técnica, o profissional consegue potencializar o fator de cicatrização do paciente, tendo melhores resultados em diversos tratamentos. “Melhores resultados em relação à enxertia de osso, à pós-operatórios de pacientes, à extração de dentes, em relação até mesmo no tratamento de canal. Você tem uma ampla gama nesse ponto e, até mais recentemente, foi descoberto que pode ser trabalhado a parte de harmonização facial”, completou Gabriel.

Após a palestra, o professor realizou uma demonstração prática da técnica, desde a coleta até a aplicação clínica.

Além das palestras, os acadêmicos puderam participar de minicursos, chamados de Hands On, com profissionais de renome.