6ª Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica traz palestrantes com experiência em indústria e pesquisa

O evento contou com nove palestras e o lançamento de um livro

A Semana Acadêmica contou com nove palestras

Com mais de nove palestras e convidados com experiência na indústria e pesquisa, o curso de Engenharia Mecânica da UNIGRAN realiza até esta sexta-feira, 30, a sua 6ª Semana Acadêmica.

Esta foi a primeira Semana Acadêmica do curso, após um hiato de dois anos, devido à pandemia. De acordo com o coordenador de Engenharia Mecânica, Igor Seicho Kiyomura, o objetivo do evento foi proporcionar ao acadêmico experiências de aprendizado que possibilitem a formação de um profissional com perfil generalista, crítico e reflexivo, consciente do seu papel na sociedade, que seja capaz de contribuir para o processo de desenvolvimento local.

“O ponto-chave da nossa semana acadêmica é que conseguimos abordar diferentes áreas. Trouxemos profissionais que atuam na indústria e profissionais que estão trabalhando na parte de pesquisa”, ressaltou Igor.

Na abertura do evento, o professor doutor Ricardo Alan Verdú Ramos, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual Paulista – UNESP – de  Ilha Solteira, falou sobre ‘Novas tecnologias voltadas para energias renováveis’, de maneira remota.

“Apresentei na palestra os principais projetos desenvolvidos e em desenvolvimento na área de energia, bioenergia e biocombustíveis na UNESP – Campus de Ilha Solteira, bem como colaborações com o estado do Mato Grosso do Sul, realizadas ao longo dos últimos anos”, apontou o palestrante.

Ele ainda ressaltou que o evento é de grande importância para os acadêmicos, já que os temas abordados são “atuais e alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável, permitindo aos acadêmicos uma complementação da formação”.

“Eventos deste tipo trazem a possibilidade dos acadêmicos vivenciarem novas experiências através do contato com instituições e empresas, despertando nos mesmos interesses para continuar na vida acadêmica realizando pós-graduação, ingressar no mercado de trabalho e até mesmo criar seu próprio negócio”, completou Ricardo.

Lançamento

Ainda durante a abertura, o professor da UNIGRAN, Wilson Espíndola Passos, realizou o lançamento do seu livro 'Fenômenos de Transporte para Engenharia - Uma análise Introdutória'.