Farmácia da UNIGRAN realiza a 14ª Jornada Acadêmica

O evento debate o tema ‘O Profissional do Medicamento e seus Novos Olhares’

O farmacêutico clínico Vermundo Alves de Freitas Neto ministrou palestra de abertura

Começou nesta segunda-feira, 26, a 14ª Jornada Acadêmica de Farmácia da UNIGRAN, que trouxe o tema ‘O Profissional do Medicamento e seus Novos Olhares’. O objetivo do evento foi abordar uma nova perspectiva da profissão para os acadêmicos do curso, principalmente após as mudanças relacionadas à pandemia.

A coordenadora do curso, Brunna Charlla Feitosa Farinelli, explicou que, com a pandemia, a sociedade se transformou, estando mais voltada para o autoconhecimento e autocuidado, sendo que a busca pela beleza e pela longevidade tem se tornado cada vez maior, com isso, o farmacêutico tem alcançado novos campos de atuação.

“Por muito tempo, o farmacêutico foi visto como o profissional do medicamento e, com o tempo, a gente tem visto que não é bem assim. Sim, nós somos o profissional que cria, desenvolve, manipula, dispensa, distribui o medicamento, mas também vamos além disso. Também somos o profissional do cuidado”, afirmou a coordenadora.

Brunna ainda ressaltou que o profissional possui inúmeras atribuições, por isso criaram uma programação para a jornada acadêmica que abrangesse todas estas funções. “Organizamos minicursos sobre a farmácia estética, sobre dermocosmético, nutracêuticos, sobre suplementos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, não só medicá-lo, sobre acupuntura e auriculoterapia, entre outros”, comentou.

Na abertura do evento, o farmacêutico clínico Vermundo Alves de Freitas Neto ministrou palestra com o tema ‘A Farmácia clínica e a Terapia Ortomolecular’. “Este tema é pouco abordado na nossa área. E nós o trouxemos porque queremos dar ao farmacêutico a visão de o quanto é ampla e o quanto é importante nossa atuação como farmacêutico clínico”, ressaltou.

Para a mesa-redonda sobre as 'Inovações na Farmácia Magistral', os acadêmicos receberam as farmacêuticas, Camila Panzeti Alonso, Paula Alice Ribeiro, Flávia Cristina Simon Franke e Marcela Campos Pedrozo.

O evento segue até a quarta-feira, 28, com minicursos.