UNIGRAN participa da 4ª Tecnofam e acadêmicos realizam atendimentos

Além de atendimentos da saúde, os alunos fazem orientações e exposições de projetos

Acadêmicos e professores de todas as áreas vão ao Parque de Exposições de Dourados participar da 4ª Tecnofam

A UNIGRAN participa, entre os dias 13 e 15 de setembro, da 4ª Edição da Tecnofam – Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar. Todos os cursos da Instituição se envolveram no evento, através de atendimentos, troca de experiências e também exposição de projetos.

Acadêmicos e professores de todas as áreas vão ao Parque de Exposições de Dourados para participar do evento. Estão sendo realizados atendimentos e orientações de saúde, instruções e entrega de mudas com os alunos de agrárias, além disso, alguns estudantes expuseram projetos de tecnologias que poderão facilitar a produção das famílias.

A Reitora da UNIGRAN, Rosa Maria D’Amato de Déa, afirmou estar honrada com o convite, já que a Embrapa, organizadora do evento, é uma instituição muito importante para região. “Não tivemos dúvidas em aceitar, porque qualquer parceria ou atividade possamos fazer com a Embrapa é muito importante, por causa da credibilidade desse órgão, das pesquisas, do desenvolvimento que pode transportar e os alunos aprendem muito”, acrescentou.

Rosa ainda ressaltou a importância do acadêmico participar de atividades fora do Centro Universitário, o fazendo praticar o que tem aprendido em sala de aula e tendo contato com a comunidade. “É tradição da UNIGRAN participar do evento de extensão, porque ajuda muito no desenvolvimento da cidade, desse cidadão e também deles enquanto estudantes, porque podem aplicar o que estão aprendendo em sala de aula e aprender sobre solidariedade”, enfatizou.

Inovação

Além de atividades de extensão, os acadêmicos puderam expor projetos, produzidos na UNIGRAN, ao público e também para empresas. Como foi o caso da ‘Armadilha Luminosa’, elaborada pelos alunos Augusto Kendy Oshiro, de Engenharia Mecânica, e Camila Salomão Ferreira, de Tecnologia em Produção Agrícola, com auxílio de Micael Peter Serafin, da Agronomia.

O protótipo foi criado durante o Hackagro 2022 e funciona como uma armadilha para capturar e identificar insetos e pragas. A máquina recolhe e envia dados por SMS ou Wi-Fi para o produtor, facilitando o reconhecimento da comunidade e trazendo soluções para o pequeno produtor.

“O projeto tem o intuito de atender diretamente o pequeno agricultor. Além disso, tem principal objetivo de melhorar o serviço do profissional ou do pequeno agricultor, através de um banco de dados que estará em um aplicativo que, futuramente, será desenvolvido, com todos os tipos de insetos e pragas da região e as soluções”, comentou o acadêmico Augusto Kendy Oshiro.

A diretora da Aceleradora INOVA UNIGRAN, Simone Nihues, responsável pelo Hackagro, destacou a felicidade de ver os acadêmicos desenvolvendo projetos, principalmente criados através de eventos da Instituição, e ainda, revelou que eles fizeram um “pitch” durante o evento, ou seja, uma apresentação para buscar investidores para o projeto.

“Ver os acadêmicos envolvidos, colocarem a mão na massa e tirar o projeto do papel nos motiva a continuar com as ações junto aos cursos, para que possamos desenvolver outras tecnologias em diversas áreas”, destacou a diretora.

“É uma experiência de mercado muito válida para os estudantes, que aprendem desde a elaboração de um projeto até um trabalho em equipe. Foram do projeto a execução e, agora, para o mercado. Dentro da Instituição estamos propiciando essa vivência, é uma experiência única para eles”, completou Simone.