Projeto de acadêmicos de Publicidade movimenta o mercado da moda em Dourados

Campanha publicitária de marketing verde é realizada por alunos do 6º semestre de Publicidade da UNIGRAN

O que você faz com as suas roupas que estão rasgadas, com furos ou desbotadas? Se sua resposta for “jogo tudo no lixo”, que tal repensar essa atitude? Motivados por essas problemáticas e diversas discussões sobre a questão ambiental, ações de sustentabilidade, estratégias de marketing com apelo ecológico e as mudanças comportamentais dos consumidores, os acadêmicos do 6º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da UNIGRAN promoverão, entre os meses de setembro e novembro, uma campanha publicitária de marketing verde, fomentada pela disciplina de Ecomarketing.

Trata-se de um projeto voltado para o mercado da moda, mais especificamente ao upcycling – que consiste em reaproveitar materiais que seriam descartados e, com criatividade, criar um produto com identidade própria, mas com qualidade igual ou até melhor que o original. Muitos são os consumidores que passaram a optar por produtos e marcas ecológicas, tanto que o principal objetivo da ação é evidenciar a importância do upcycling no mundo da têxtil, que é a terceira indústria mais poluente do mundo. A ideia é demonstrar que há alternativas sustentáveis para o ramo, sendo capazes de beneficiar o mercado e a sociedade como um todo.

Coleção Suttura

Após uma pesquisa de hábitos de consumo do corpo docente e discente do curso, realizada de 15 a 29 de agosto, os estudantes iniciaram o planejamento estratégico de marketing para a Coleção Suttura. A proposta é, primeiro, produzir uma coleção inteiramente feita de roupas usadas, que serão transformadas em novas peças pelas mãos de costureiras referência no assunto e parceiras da ação – Realmente Cat Brechó (@realmentecatbrecho) e a Monde Brechó (@mondebrecho). Posteriormente, apresentá-las a toda sociedade douradense durante um evento dentro da UNIGRAN.

Visando a popularização da campanha, os alunos criaram um perfil no Instagram (@suttura.co) para o compartilhamento das informações e etapas da ação, bem como conteúdos a respeito de tendências sustentáveis da moda. Esse projeto de extensão integra as disciplinas de Ecomarketing, ministrada pela professora Thaíse P. Dias e Planejamento de Campanha, da professora Evelin Gomes da Silva.

Pontos de coleta

Para a aquisição de matéria-prima, a ação conta com quatro pontos de coleta de roupas usadas, são eles: Bloco 2, Bloco 7, Bloco 10 (entrada) e Cantão do Bosque. A arrecadação acontecerá até dia 23 de setembro.