UNIGRAN promove tarde-noite de autógrafos de professores da UnB.

Prof. Edson Portes apresenta os escritores José Geraldo, junto da profª Rosa De Déa, e Cristiano Paixão. A empresária Ana Bovério (e) foi a anfitriã.
Os doutores José Geraldo de Sousa Junior e Cristiano Paixão de Araújo Pinto, professores da Universidade de Brasília, que estiveram participando das Bancas de Mestrado em Direito na quinta e sexta-feira na UNIGRAN, autografaram seus livros mais recentes em uma recepção organizada na “Livraria da Ana”, sexta-feira à qual compareceram professores e acadêmicos da Faculdade de Direito da UNIGRAN. O doutor José Geraldo é o co-autor, organizador e principal editor de um grande número de obras coletivas que tratam do Direito, do Ensino do Direito e Sociologia do Direito. As de maior repercussão integram a série “O Direito Achado Na Rua”, que terá em novembro um novo volume, desta vez sobre o Direito Agrário. Agora, ele está lançando a sua segunda obra individual, que é uma coletânea de ensaios e teses apresentadas por ele em Congressos e colóquios nos últimos dez anos. “Sociologia Jurídica: condições sociais e possibilidades teóricas” (Porto Alegre, Ed. Fabris, 2002), resume o ID_CURSO de graduação que desenvolve na Universidade de Brasília e vem atualizar o diálogo acadêmico que propõe desde o seu primeiro livro. “Trago alguns conceitos que foram influentes na recepção de vários autores que formam a nova geração do pensamento sociológico, conceitos como sentido coletivo de Direito, como Direito à moradia (...) eu achei importante reunir esse material que se encontrava disperso, mas ao fazê-lo eu historiei os diferentes momentos em que os textos foram sendo aperfeiçoados. Então, o livro tem essa perspectiva e traduz no título a atitude metodológica de pensar as questões do conhecimento, articulando as condições sociais em que o pensar é possível e as teorias que são aptas a dar conta desses problemas”, disse o professor José Geraldo. A outra obra de sua autoria individual é “Para uma crítica da eficácia do direito (1984)”, cuja tiragem está esgotada. O professor Cristiano Paixão relançou na UNIGRAN “Modernidade, tempo e direito” (Belo Horizonte, Del Rey, 2002, 338 p.). A obra relata a evolução do Direito em perspectivas diacrônica e sincrônica, para investigar os rumos que poderá tomar no futuro. “Vamos pensar o futuro do Direito juntos, esse é o convite que eu faço nesse livro”, disse o autor que foi docente do ID_CURSO de Mestrado UnB/UNIGRAN em Direito em 2000. O livro é resultado das releituras que fez de sua tese de mestrado, defendida em 1997, e traz influências de sua experiência das aulas que ministrou na Instituição no ID_CURSO de Mestrado e do convívio com os alunos desse ID_CURSO. “Depois que eu defendi a dissertação, muita coisa mudou, retornei para Brasília e passei esse tempo todo revendo essa dissertação, revendo o que eu pensava e nesse processo participaram os meus alunos, eles me modificaram e eu me modifiquei em contato com eles. E isso vale para o contato com os meus colegas professores da UnB que participaram desse movimento conosco. Quando eu lecionei aqui (na UNIGRAN), em 2000, esse processo estava em pleno momento de revisão; então, posso dizer que existe um pouco de Dourados aqui dentro, uma relação muito próxima, muito afetiva que eu estabeleci com esse maravilhoso corpo docente daqui. Isso é uma satisfação para mim”, disse o professor Cristiano Paixão.