Psicologia da UNIGRAN realiza ações em alusão ao Setembro Amarelo

Acadêmicos de Publicidade e Propaganda também participam do projeto neste ano

Comissão e acadêmicos que organizaram as ações

‘Setembro Amarelo em Prol da Vida 2022: Intervenções e Ressignificações’, este é o tema abordado pela campanha de conscientização e prevenção ao suicídio do curso de Psicologia da UNIGRAN neste ano. Durante todo o mês, o curso realiza diversas ações para conscientizar acadêmicos, corpo docente e administrativo e a população sobre o sofrimento mental e suicídio, na busca pela promoção da vida. As atividades acontecem na Instituição, em diversos pontos de Dourados e também na internet.

Como “pontapé” inicial da campanha, as luzes da fachada da Instituição mudaram para amarelo e, através do Celebra UNIGRAN, várias intervenções culturais foram realizadas durante os intervalos, com muita música.

A coordenadora do curso, Ticiana Araujo da Silva, apontou que várias outras atividades serão realizadas no mês, como o lançamento do podcast ‘Subjetivando’, apresentado pelos acadêmicos de Psicologia, que falará sobre o Setembro Amarelo.

No dia 7 de setembro, os acadêmicos participarão do desfile de Independência do Brasil. No dia 10, no período da manhã, estarão na Praça Antônio João e, à tarde, no Shopping Avenida Center, distribuindo panfletos de conscientização. Já no dia 30 de setembro e 1º de outubro, acontecerão palestras on-line.

“Estas ações são importantes, primeiro para o público externo, porque para falar de um tema tão delicado, tão difícil, tão tabu, como a questão do suicídio, precisa ser abordado de forma muito criteriosa, de forma muito técnica. Então ter a oportunidade de ouvir alguém dizer que a saúde mental é algo importante, que a prevenção é um caminho para que não haja o adoecimento, para que não haja então esta sensação de que chegou ao fim, que não vale mais a pena, isso nos faz atingir essas pessoas que estão em sofrimento e dizer para elas que há uma saída, que há possibilidade, que elas precisam procurar ajuda”

Além destas ações, os acadêmicos e o corpo docente do curso participarão de entrevistas na televisão e rádio. A programação completa está no site: eventos.unigran.br/setembroamarelounigran2022.

Projeto atrai participação dos acadêmicos de Publicidade

Inspirados nas ações do curso de Psicologia, os acadêmicos de Publicidade e Propaganda resolveram participar do projeto. Orientados pela professora Renata Boeira, da disciplina de Redação Publicitária, os estudantes desenvolveram a campanha ‘Até Amanhã: um manifesto de esperança’, com a intenção de reforçar a mensagem em prol da vida. Dentre as atividades, estão: correio amarelo, voluntário do abraço, podcast, intervenção cultural, murais com mensagens positivas e conteúdos para as mídias sociais.