43ª Semana Jurídica debate o ‘Estado de Direito e Contemporaneidades’

O evento traz o tema ‘Estado de Direito e Contemporaneidades’

Legenda: O desembargador do TJMS, Alexandre Bastos, ministrou a palestra de abertura

Após dois anos, a UNIGRAN volta a realizar a Semana Jurídica presencialmente. O evento, que está em sua 43ª edição, debate o tema ‘Estado de Direito e Contemporaneidades’ e trouxe o desembargador do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul – TJMS, Alexandre Bastos, para ministrar palestra de abertura sobre ‘Inovações Tecnológicas e Acessibilidade: Mudanças no sistema dos juizados especiais’.

O diretor da Faculdade de Direito, Renato de Aguiar Lima Pereira, ressaltou a alegria de voltar a realizar a Semana Jurídica presencialmente, afirmando que o evento é muito importante para acadêmicos, pois apresenta assuntos relevantes para a atualização profissional.

“São 43 anos que fazemos este evento e sempre trazendo assuntos que estão na ‘crista da onda’ do momento histórico que estamos vivendo”, apontou. “E, dessa vez, estamos discutindo todos estes aspectos que envolvem o Estado Democrático Direito, os direitos, as garantias porque, com essa modernização, com essa contemporaneidade, às vezes isso é deixado de lado e nada melhor que você reunir o banco da academia, que a academia é onde se debate estes assuntos principais, e trazer palestrantes com ideias diferentes de vários lugares”, completou.

Para a abertura, o diretor convidou o desembargador Alexandre Bastos para ministrar palestra. “Como um dos grandes nomes do nosso Poder Judiciário do Estado, ele nos deu a honra de fazer a abertura para debater assuntos ligados aos juizados especiais, que é onde a gente vê que realmente há o acesso da Justiça, onde as pessoas têm essa efetiva participação”, comentou.

Sobre o tema, Alexandre Bastos destacou um panorama geral sobre os Juizados Especiais. “Participei falando sobre o sistema dos Juizados Especiais, como forma de acessibilidade e como uma das portas do poder judiciário”, mencionou.

O desembargador ainda destacou a Semana Jurídica da UNIGRAN, afirmando ser clássica e de grande importância para os estudantes. “É indispensável para o acadêmico. Nesse caso, por exemplo, para grande parte dos acadêmicos, a primeira experiência profissional que ele vai ter no Direito será, quase sempre, no ambiente dos Juizados. Então a gente traz essa importância, essa experiência para mostrar para o acadêmico que talvez esse tema que falamos, possa ser a sua 1ª experiência profissional dele daqui um, dois ou três anos, assim que ele concluir a graduação”, analisou.

“Nós temos alunos do 1º ao 4º semestre que nunca participaram deste evento presencialmente, então está sendo uma novidade para eles e, ao mesmo tempo para aqueles que saem, é a despedida. Então, a gente preparou uma programação para marcar a vida dos nossos alunos”, finalizou o diretor Renato Aguiar.